O trabalho de desassoreamento do Rio Capivari chegou nesta segunda-feira (05) ao bairro Moreto, localidade que tradicionalmente sofre com as fortes chuvas que causam enchentes na cidade de Capivari. As máquinas que nesta semana trabalham no local integram o Programa Rios Vivos – Ciclo 2024/2025, uma parceria do município com o SP Águas (antigo DAEE).
A primeira fase do projeto de desassoreamento teve início em outubro de 2023, concentrados na região do córrego lava-pés. Após intensos trabalhos na região do Nova Aparecida, já em 2024, os trabalhos foram para o Rio Capivari, próxima à ponte da rua Bento Dias. Nesta nova fase, as obras partem da Ponte da Padre Fabiano até a Ponte da Avenida Pio 12.
Só nas últimas semanas, foram retiradas cerca de 12 mil metros cúbicos de lama do fundo do rio, segundo cálculos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Capivari. “Os locais onde estão sendo feitos os trabalhos de desassoreamento foram selecionados considerando critérios técnicos (pontos críticos de alagamento, menor necessidade de supressão da vegetação nativa, maior facilidade de acesso pelas máquinas), e somam aproximadamente 2.500 metros de extensão”, informou Karen Bertoldo Angelim, secretária de Meio Ambiente e Agricultura do município.
“O desassoreamento do Rio Capivari não é apenas uma obra, é uma garantia de segurança e qualidade de vida para os moradores de Capivari.
É muito simbólico que as máquinas cheguem ao Moreto, um bairro que sempre sofreu historicamente com as chuvas e agora terá sua situação mitigada com essa obra que conseguimos com a grande ajuda do Governo do Estado”, frisou o prefeito Vitão Riccomini.