Educação de Capivari recebe alta nota em pesquisa do INDSAT que avalia satisfação da população com os serviços públicos

A nova pesquisa de Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT), instituto que realiza estudos semestrais a respeito da opinião pública dos moradores de grandes, médias e pequenas cidades, mostrou que a área de Educação é a mais bem avaliada entre os capivarianos. A pasta atingiu 747 pontos, de mil possíveis, sendo a mais bem colocada entre os municípios de médio porte da pesquisa estadual.

Os indicadores da Educação Municipal da Cidade de Pequeno Porte (CPP) mostram evolução nas pesquisas da INDSAT realizadas em junho, comparando os resultados anteriores do serviço. O patamar atual é o mais elevado do período entre novembro de 2020 e junho deste ano. No ano anterior, considerando maio de 2022, a nota da Educação em Capivari chegou a 683 pontos.

Segundo os dados oficiais da pesquisa, 76,2% dos moradores entrevistados aprovam a Educação da CPP. O número, formado por 8,1% de ótimo e 68,1% de bom, disparou em relação aos dados obtidos em maio de 2022, quando 49,3% avaliaram positivamente o serviço. Entre o final de 2020 e o momento atual, a aprovação registrada em junho é a mais elevada nas pesquisas, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Dos 400 moradores entrevistados, somente 6,9% disseram reprovar a Educação. 2,8% classificam o serviço como ruim e 4% como péssimo.

Recebemos com alegria essa pesquisa, pois significa que estamos no caminho correto e a população está entendendo. Mas também temos certeza que esses dados positivos nos impõem desafios ainda maiores de tornar a Educação em nossas escolas de excelência”, pondera José Lucas de Moraes, secretário de Educação de Capivari.

Entre a população participante da pesquisa, 48,5% diz ter filhos matriculados na rede municipal de ensino. Em 2022, o número registrava 35,8%. Os moradores com filhos matriculados indicam 766 pontos no serviço, com Alto Grau de Satisfação, aprovação de 81%.

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos pelos serviços.

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Capivari alcance 54.686 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP).

Para informações sobre a Secretaria da Educação, entre em contato pelo WhatsApp (19) 3491-9343. A sede “Professor Nadir Assalin” está localizada na rua Pedro Stucchi, 381, no bairro Pão de Açúcar. O horário de funcionamento é das 08h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Prefeitura de Capivari: Transformando o presente, construindo o futuro