EMEI “Professora Valéria Datti Quagliato Pacheco” foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 27

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, a mais nova Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI), que foi nomeada de “Professora Valéria Datti Quagliato Pacheco”, foi inaugurada pelo Prefeito Vitão Riccomini e o Vice-Prefeito Bruno Barnabé.

Além dos gestores da Prefeitura, estiveram presentes no evento, o Secretário da Educação, José Lucas de Moraes, vereadores de Capivari, os familiares da mais nova patronesse, a Valéria, servidores da Educação e de outras Secretarias, que trabalharam em conjunto para que a inauguração acontecesse.

A EMEI, que estava em obras desde 2016 e passou por um período conturbado, foi entregue e, agora, atenderá cerca de 150 alunos, com idades entre quatro meses a três anos e onze meses, oferecendo o Berçário I e II e Maternal I e II, contando com uma área construída de 775,85m².

Os alunos da EMEI “Dra Jurema Ap. de Souza Martins”, serão transferidos para a EMEI Professora Valéria e, em caso de necessidade de vagas para crianças que não estão matriculadas, os pais ou responsáveis deverão procurar a Educação no Siam, para que manifestem interesse na “Central de Vagas”.

O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, aproveitou para expressar a sua alegria em entregar mais uma obra para a população. “Essa é uma construção acessível, totalmente moderna, com instalações de última geração. Quem conheceu nossa querida Valéria, sabe do seu contagiante sorriso e dos relevantes serviços que prestava. Foi emocionante ver os familiares presentes e recebendo essa linda homenagem. Sempre soube que seriam grandes os desafios de assumir a Prefeitura, por isso Bruno e eu, nosso secretário da Educação, José Lucas e sua equipe, dedicamos a maior parte do nosso tempo e de nossas vidas, para entregar resultados como esse, que é esperado há anos”, disse.

VALÉRIA DATTI QUAGLIATO PACHECO
Valéria, que foi homenageada com seu nome na EMEI, nascida em Capivari, completaria 70 anos neste ano de 2022. Atuou no município no antigo MOBRAL – PROFIC (alfabetização de adultos) e atuou também na escola Augusto Castanho, se dedicando à alfabetização de crianças de primeira a quarta série, onde apresentava um trabalho diferenciado, alfabetização usando o nome dos próprios alunos, incentivando-os, integrando-os a uma realidade mais presente da vida educacional. Elaborava suas próprias cartilhas com muita perfeição, chegando a se destacar e ser homenageada na Diretoria de Ensino. Aposentou-se no ano de 2001 nesta escola.

Mais tarde, Valéria foi contratada pelo Anglo Júnior, como coordenadora pedagógica trazendo um novo diferencial para as crianças que ali estudavam, atuando de forma impecável, conquistando o carinho das crianças e dos pais, chamada carinhosamente de “Tia Valéria”.

Valéria Datti Quagliato Pacheco faleceu em 27 de junho de 2015, com 63 anos, deixando uma enorme saudade em todos que tiveram o prazer de conhecê-la.

A EMEI “Professora Valéria Datti Quagliato Pacheco” entrará em funcionamento a partir de segunda-feira, dia 01º de agosto. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Supervisão de Ensino pelo telefone (19) 3491-9367.

EMEI DO BAIRRO SANTA TERESA D’ÁVILA
O Prefeito Vitão Riccomini aproveitou a oportunidade e, anunciou durante o evento, que as obras da Escola Municipal de Ensino Infantil “Professora Maria Aparecida Quagliato Forti”, do bairro Santa Teresa D’Ávila, serão retomadas e, disse ainda que, a previsão de entrega será para os próximos meses.