HISTÓRICO: A partir desta segunda-feira, dia 16, Rio Capivari e afluentes recebem obras de desassoreamento

Na manhã deste último domingo, dia 15 de outubro, mais um marco foi registrado na história de Capivari. As máquinas responsáveis por realizar as obras de desassoreamento no Rio Capivari e afluentes, chegaram ao município, conforme acompanhado e anunciado pelo Prefeito Vitão Riccomini.

As obras só serão possíveis devido à presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com intermédio da Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro, que estiveram no município na enchente de janeiro de 2023, ficando marcada na história como a primeira vez que um Governador esteve in loco para conhecer a situação. “Através do contato da Deputada Valéria Bolsonaro, o Governador Tarcísio esteve em Capivari na pior cheia nossa. O Governador colocou o pé na enchente, pisou no barro, viu o sofrimento das pessoas, visitou uma das escolas, que foi o Aldo Silveira e se comprometeu a incluir Capivari no programa de desassoreamento dele se nós cumpríssemos nossa etapa de documentação e nós cumprimos”, afirmou o Prefeito Vitão.

Para dar andamento neste projeto, foi necessário o licenciamento do Rio Capivari e afluentes, exigindo estudos que tratavam sobre quantidade de árvores retiradas, quantidade de lodo que seria retirado e onde seria deixado, estudo sobre compensação ambiental e muitas outras questões extremamente burocráticas. O licenciamento do Rio Capivari e córregos nunca havia sido feito na história do município e agora Capivari possui.

Na ocasião, o Prefeito falou sobre as ações realizadas no governo nos últimos 2 anos e 9 meses de trabalho. “Não medi esforços junto a minha equipe para entregar resultados. As pessoas cobravam muito sobre a comporta da Barragem Leopoldina e nem se falava em desassoreamento. Em uma noite histórica, fomos na Leopoldina e tiramos a tampa da comporta, que deu muito mais vazão ao rio. Construímos uma nova comporta que abre totalmente como se ela ali não estivesse, dentro disso, conseguimos dar uma vazão maior, senão o volume de água a qual Capivari recebeu na última enchente neste mês de outubro, fatalmente teria passado os 3.20m”, disse.

Após 30 anos de abandono, o Rio Capivari e afluentes passarão pela obra que retirará todo o lodo e sujeira do rio, aprofundando em cerca de 1m, mitigando as cheias e diminuindo o impacto das chegadas das águas, cessando a grande tristeza que assola o município nos períodos de fortes chuvas.

“Esse é um momento histórico para a cidade. Depois de tanto sofrimento, dias incansáveis de trabalho acompanhando as famílias perderem tudo o que construíram durante a vida, finalmente serão iniciadas as obras de desassoreamento. Só tenho a agradecer a Deputada Estadual Valéria Bolsonaro e ao Governador Tarcísio por cumprirem o que nos prometeram quando estiveram em Capivari em janeiro”, disse Vitão Riccomini.

As obras terão início nesta segunda-feira, dia 16, pelo córrego Lavapés, seguirão para o Rio Capivari e finalizarão no córrego Água Choca. Nos próximos dias, mais novidades serão anunciadas nos canais oficiais da Prefeitura de Capivari.