Idoso em situação de rua é resgatado em Capivari e entregue à família em Fortaleza – CE

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, resgatou um idoso de 71 anos em situação de rua. Com comprometimento, atenção e um trabalho efetivo da Equipe Novos Rumos, ele foi entregue à família em Fortaleza, no estado do Ceará.

O idoso que apresentava problemas de saúde mental, apareceu no município em agosto e não se lembrava de nada, apenas seu nome. A Equipe Novos Rumos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), prestou acolhimento com muita paciência e cuidados, conseguindo obter informações para tomar decisões. Ele não portava documentos pessoais e apresentava comprometimento cognitivo.

O CREAS cuidou da alimentação e do tratamento médico físico e mental, realizou todos os cuidados com sua higiene pessoal e as formalidades para segunda via de seus documentos. Em meados de setembro, uma pessoa da sociedade civil, o Moisés, acolheu voluntariamente o idoso em sua residência, dando todo o apoio e auxílio necessário.

Após articulações da Equipe Novos Rumos com a Rede Intersetorial e com CREAS de Fortaleza, foi constatada passagem do idoso por alguns municípios até a sua chegada em Capivari. Os profissionais do CREAS, conseguiram encontrar parentes do idoso através do Google Maps. O contato foi receptivo e aceitou inseri-lo em um Acolhimento Institucional para idoso em Fortaleza – CE, onde pôde ficar próximo da família.

Esse idoso possui familiares no estado do Ceará: irmã, filha, sobrinhos, e eles relataram que o familiar estava desaparecido há muito tempo, aproximadamente 30 anos. A Equipe de Capivari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, adquiriu passagem para o idoso e articulou com o CREAS de Monte Castelo, em Fortaleza, o translado, preparando toda a documentação necessária.

A Assistência Social incluiu o idoso em Programas Sociais (CadÚnico) para dar entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Todas essas ações foram transparentes e informadas ao Ministério Público da Comarca de Capivari.

Neste mês de outubro, o idoso, acompanhado por dois profissionais do CREAS, foi transferido para o Ceará e entregue ao Serviço Social de Acolhimento de Homens, com o consentimento e participação da família, que estava presente para recepcionar o parente.

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Capivari, está ativa no acompanhamento deste caso, orientando sua família semanalmente sobre os direitos do idoso.