Avanços diários são percebidos no processo de aprendizagem das crianças com deficiência da Rede Municipal. Esse é o caso do Júlio, do 4º ano C, da EICAP “Lúcia Rosária Armelin Stefanini”, que possui Transtorno de Espectro Autista (TEA) e tem a Isabella Souza, como Professora Auxiliar.
A Professora Isabella, em conjunto com a professora Neuza, fazem as adaptações necessárias e montam estratégias para que o Júlio possa evoluir no processo ensino aprendizagem.
Quando a professora Isabella iniciou os trabalhos na EICAP Lúcia Rosária, na primeira semana de abril deste ano de 2022, Júlio ainda não lia e não reconhecia algumas letras do alfabeto. Além de escrever com dificuldade até o número 20, tinha a necessidade de saídas frequentes da sala e não participava das aulas de Educação Física.
Hoje, com a mediação, ensino e acompanhamento da professora Isabella e da professora Neuza, é nítido o avanço de Júlio em todas as áreas, saindo do nível de escrita pré-silábico evoluindo para o nível silábico-alfabético. Ele já escreve frases, pequenos textos e lê palavras.
Júlio também trabalha com números na casa da centena e realiza contas com as operações adição e subtração. Além de participativo, sente-se incluído em sala de aula e sempre comunica suas ideias, seus pensamentos e saberes durante a explicação dos professores. Participa ainda dos jogos e brincadeiras propostas pela professora da Educação Física.
“Ficamos felizes em ver nossos alunos progredindo e recebendo melhor qualidade de ensino. São ações como essa que nos inspiram a continuar trabalhando e buscando sempre novas conquistas para as crianças. Parabéns às professoras Isabella e Neuza pelo brilhante trabalho desenvolvido com o Júlio e a todos os professores que fazem a diferença em nossa Educação”, disse José Lucas de Moraes, Secretário da Educação.
Para mais informações sobre unidades escolares ou outras questões sobre a Educação, a Secretaria atende pelo telefone (19) 3491-9367.