Março Lilás e Azul Marinho: Secretaria da Saúde explica campanhas de combate ao Câncer de colo de útero e colorretal

Compartilhe

Durante o mês de Março é celebrado as campanhas das cores Lilás e o Azul Marinho que são as cores que fazem alusão à atenção e cuidados para prevenção do Câncer do colo do útero e do colorretal. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde divulgou ação e uma série de recomendações sobre o assunto.

Em comemoração ao Março Lilás, no dia 18, sábado, as Unidades realizarão a Campanha de Prevenção ao Câncer de colo de útero. A Campanha acontecerá das 8h às 12h nos seguintes locais de atendimento: Posto de Saúde Central, Posto de Saúde do Jardim Primavera, Posto de Saúde do Castelani, Posto de Saúde do Porto Alegre, Posto de Saúde do São João, Posto de Saúde Engenho Velho e o Posto de Saúde do Jardim Santa Rita de Cássia.

O exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido popularmente como exame de Papanicolau, é indolor, barato e eficaz. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame e não submeter-se ao exame durante o período menstrual.

Março Lilás

O mês de março, além de trazer o Dia Internacional da Mulher, estimula a prevenção contra o Câncer de colo uterino, campanha que alerta os principais sinais e sintomas, procurando direcionar a mulher a buscar ajuda médica nesses casos. Os fatores de risco da doença envolvem o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, tabagismo, histórico familiar, início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros.

O câncer de colo de útero possui um desenvolvimento lento, sem causar sintomas nos seus estágios iniciais. Contudo, em casos avançados o tumor pode causar:

– Corrimento vaginal anormal, com coloração e odores incomuns;
– Sangramento vaginal durante a relação sexual, entre as menstruações ou após a menopausa;
– Dor durante a relação sexual ou na pelve;
– Problemas urinários ou intestinais;
– Perda de peso involuntária;
– Anemia, devido ao sangramento frequente;
– Dores nas costas ou nas pernas.

A transmissão do vírus HPV, responsável pelo surgimento do Câncer de colo de útero, é decorrente de relações sexuais e a medida preventiva mais recomendada para evitar esse tipo de vírus (além de outras doenças sexualmente transmissíveis) é o uso da camisinha. O principal meio de prevenção contra a doença é o exame Papanicolau, pois ele detecta lesões precursoras e acusa a presença da doença no organismo de maneira rápida e simples

A vacinação contra o HPV é garantida pelo Ministério da Saúde, destinada a meninas de 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. Mesmo após a vacina, mulheres a partir dos 25 anos deverão realizar periodicamente o exame preventivo, já vacina não protege o organismo contra os subtipos cancerígenos do HPV.

Março Azul Marinho

No Câncer colorretal, os tumores aparecem no Cólon e no Reto, ambas pertencentes ao Intestino Grosso. Nos estágios iniciais, a doença, geralmente, não causa sinais e sintomas, portanto, a recomendação é procurar um médico caso apresente um ou mais dos sintomas a seguir:

– Diarreia ou constipação;
– Sangramento ao evacuar;
– Anemia sem causa aparente;
– Desconforto abdominal, com gases e/ou cólicas;
– Sensação de intestino vazio;
– Vontade frequente de evacuar, mesmo com intestino vazio;

Para mais informações, a Secretaria de Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200.

Explore mais...