No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a Secretaria de Saúde reforça cuidados contra a doença

Compartilhe

Nesta quinta-feira, dia 17, é celebrado mundialmente o Dia do Combate ao Câncer de Próstata, dia principal da Campanha “Novembro Azul”, que tem como principal objetivo, a identificação e diagnóstico dessa doença. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde divulgou informações sobre o Câncer de Próstata, como sintomas, ações para prevenção e tratamento.

A próstata é uma glândula presente no sistema reprodutor masculino que se localiza abaixo da bexiga e tem formato de uma castanha; sua principal função no corpo, junto com as vesículas seminais é reproduzir o esperma. Os sintomas de Câncer na próstata não são aparentes até que 95% dos tumores já estejam em fase avançada, dificultando a cura e tornando ainda mais importante as medidas para sua prevenção. Dentre os sintomas que aparecem na fase avançada, estão dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou sêmen.

O Câncer de Próstata é uma doença em que a hereditariedade pode ser um fator, ou seja, pacientes que possuem casos na mesma família podem ter predisposição a desenvolver a condição no futuro. Além disso, homens negros ou obesos também tem fazem parte do grupo de risco. A única forma de se prevenir contra o Câncer de Próstata é o diagnóstico precoce, onde homens a partir de 45 anos com esses fatores de risco, ou público masculino em geral acima de 50 anos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima.

Na consulta, o médico poderá explicar com detalhes a importância dos exames de toque retal e exame de sangue PSA, importantíssimos para identificar possíveis endurecimentos ou presença de nódulos na glândula. Dependendo da condição do paciente, outros exames também poderão ser solicitados, como biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise através do ultrassom transretal.

Vale lembrar que a Secretaria da Saúde está realizando a Campanha “Novembro Azul”, que tem o enfoque no combate ao Câncer de Próstata. Os interessados terão primeiro acolhimento com um profissional da Unidade de Saúde mais próxima, onde será solicitado o exame PSA. Além disso, estarão disponíveis testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e haverá uma avaliação preventiva da saúde do homem. A Campanha vai até o dia 30 de novembro.

Explore mais...