Pesquisa aponta que Capivari é a cidade mais segura do Estado de São Paulo

Compartilhe

Divulgada nesta segunda-feira, dia 04, a nova edição do “Índice de Exposição aos Crimes Violentos” (IECV) 2021/2022, pesquisa do Instituto Sou da Paz, aponta que Capivari é a cidade mais segura do estado de São Paulo, entre os municípios de 50 a 500 mil habitantes. A “terra dos poetas” pulou três posições em relação à última pesquisa.

Os especialistas responsáveis pelo levantamento ponderam a média de três subíndices para chegar aos resultados: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, todos os municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes. Quanto mais próximo a pontuação ficar próxima a 0, melhor o desempenho.

Capivari atingiu 1,71, seguida de Pirassununga (2,26), Nova Odessa (2,95), Porto Ferreira (3,26), Piracicaba (3,44), Santa Bárbara d´Oeste (3,57), Bragança Paulista (3,91), Americana (4,05), Monte Alto (4,18) e Pontal (4,19), formando as dez melhores colocadas no levantamento. Em 2021, Capivari tinha ficado na terceira posição, com 2,84 pontos, tendo Pirassununga e Santa Bárbara d´Oeste a sua frente. Só como medida de comparação, o município mais violento do Estado, segundo a pesquisa deste ano, é Peruíbe, com 20,31.

Para o secretário de Segurança Pública de Capivari, Mauro Jr., o sucesso apontado nestes índices é resultado da dedicação de todos que integram a atual administração. “Esses números foram possíveis graças desde a dedicação de todos da Secretaria de Segurança Pública neste dois anos, mas também aos investimentos que o prefeito Vitão fez na área, nunca medindo esforços para que a cidade chegasse a esse patamar”, ressaltou o secretário.

Lançado pela primeira vez pelo Instituto Sou da Paz em 2018, o IECV foi criado para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas e do nível de exposição da população a esses crimes entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo.

De uma forma geral, Capivari foi na contramão do restante do Estado, onde foi apontado aumento dos índices da maioria das práticas de crime. A média das cidades analisadas no IECV de 2021 foi de 7,57 para todos os municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes, enquanto em 2022, o índice cresceu para 8,61.

Em caso de necessidade, a Guarda Civil de Capivari atende pelo 153 e (19) 3491-1311 (WhatsApp), 24 horas por dia, sete dias por semana.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.

Explore mais...