Prefeitura anuncia retorno dos procedimentos cirúrgicos do Mutirão Oftalmológico de Catarata

O prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, anunciou na manhã desta terça-feira, dia 05, acompanhado do vereador Nelson Soares, a retomada dos procedimentos cirúrgicos do Mutirão Oftalmológico de Catarata já no mês de dezembro. A previsão é de que 100 cirurgias sejam efetuadas neste mês na Santa Casa de Misericórdia de Capivari graças ao programa.

Anunciado em 2022, o Mutirão Oftalmológico de Catarata foi um marco histórico para a Saúde do município, disponibilizando procedimentos cirúrgicos para pacientes de 50 anos ou mais que sofrem com a doença, de forma totalmente gratuita através do Sistema Público de Saúde. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde, o programa já viabilizou mais de 1.200 procedimentos cirúrgicos desde a sua implementação. O prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, destacou a importância da retomada dos procedimentos cirúrgicos do Mutirão.

“Com muita felicidade, anunciamos hoje a retomada das cirurgias pertencentes ao Mutirão Oftalmológico de Catarata. Significa muito para a população da nossa cidade ter um atendimento especializado para combater essa doença que afeta tantas pessoas ano após ano. Este programa disponibiliza um excelente atendimento com profissionais extremamente qualificados que se empenham em proporcionar uma ótima qualidade de vida aos pacientes. Aproveito a oportunidade para agradecer o vereador Nelson Soares pelo apoio em mais essa conquista para nossa cidade”, destacou Vitão.

A Catarata é uma doença oftalmológica que atinge pessoas de 50 anos ou mais, causando diferentes graus de opacidade na visão do paciente; sua cura é obtida através de procedimentos cirúrgicos em determinados casos. A cirurgia consiste na remoção do “Cristalino Opaco”, uma espécie de membrana localizada em frente ao olho que é devidamente substituída por lentes artificiais. Esses procedimentos são rápidos e de baixa complexidade, sendo todos efetuados na Santa Casa de Misericórdia.

Para saber mais informações sobre o Mutirão de Catarata ou atendimentos oftalmológicos em geral, o telefone (19) 3492-8200 está disponível de segunda a sexta, das 08h30 às 16h30 ou então presencialmente na unidade de saúde mais próxima.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.