Plantio de Baobá na Praça Central vai marcar a noite da Festa que celebra a mestra Anicide de Toledo neste sábado, dia 9 de setembro

O plantio de um Baobá, árvore de grande simbolismo para os povos africanos, será realizado na Praça Central, na tarde deste sábado, dia 9 de setembro, marcando as celebrações da “Festa Anicide 90 Anos”, evento que homenageia o legado da mestra do Batuque de Umbigada e sambas, falecida no último mês de julho. O evento é uma realização do Ponto de Cultura Quintal da Dona Marta, de Capivari, e da Diadorim Cultura Popular, de São Paulo, e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas via ProAC Editais, bem como da Prefeitura de Capivari.

“Desde quando pensamos nesta festa em homenagem à Anicide, a ideia do plantio do Baobá estava nos nossos planos. Trata-se de uma árvore que tem origem na África e que representa a ancestralidade, que é tudo que ela lutou para manter em vida. Ficamos muitos felizes que a Prefeitura, através de Diretoria de Meio Ambiente, tenha nos cedido essa área em plena Praça Central”, comemorou Marta Joana da Silva, atual coordenadora do Batuque Umbigada de Capivari e uma das organizadoras da festa deste final de semana.

Com programação gratuita e aberta à população, a festa é tanto para se encantar com as diversas atrações convidadas, como também para dançar e cantar as modas de Anicide de Toledo. O evento pretende dar visibilidade e valorizar a obra da grande dama batuqueira, reconhecida nacionalmente como mestra de cultura popular, e contará com apresentação dos quatro batalhões tradicionais do Batuque de Umbigada – Capivari, Piracicaba, Tietê e Rio Claro, além de outros grupos de tradições afro-brasileira, como a Casa de Cultura Tainã (Campinas), o Samba de Lenço Mestre Tonho (Piracicaba) e o Grupo Batakerê (São Paulo). Integram a celebração, ainda, o grupo capivariano Cia Ui de Teatro, por meio de uma performance em homenagem à Dona Anicide, o Grupo Carnavalesco Turma da Barca, também de Capivari, e uma grande roda de samba de encerramento com o grupo Virou Mania, convidando Suellen Ferraz e Gerinha.

Programação:
15h – Samba de Lenço de Piracicaba
16h – Bateria Show Turma da Barca de Capivari
17h00 – Grupo Batakerê de São Paulo
18h00 – Performance com Cia Ui de Teatro – Homenagem à Anicide de Toledo
18h30 – Casa de Cultura Tainã de Campinas
19h30 – Batuque de Umbigada (Capivari, Piracicaba, Tietê e Rio Claro)
21h – Roda de Samba com Virou Mania convida Suellen Ferraz e Gerinha (Capivari)

Para mais informações, a Secretaria de Cultura e Turismo atende pelo telefone (19) 3491-1322, ou presencialmente em sua sede, que está situada na rua Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, no bairro Santo Antônio.