Prefeito e Secretário da Segurança Pública atualizam a situação do município devido às fortes chuvas nesta terça-feira, dia 07

O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, acompanhado do Secretário da Segurança Pública, Mauro Júnior, fizeram um pronunciamento na noite desta terça-feira, dia 07, atualizando a situação do município devido às fortes chuvas que caíram no final da tarde.

Era esperado o acumulado de 15mm de chuva para esta terça-feira, entretanto, até às 18h10, choveu cerca de 90mm e, até o prezado momento, às 19h30, o temporal não cessou. O Rio Capivari e os córregos transbordaram. A cabeceira da ponte do córrego Chiquinho Quadros foi levada com a enxurrada e camadas de asfalto levantaram com tempestade.

As equipes da Defesa Civil, Guarda Civil e Secretaria de Mobilidade Urbana estão mobilizadas nas ruas da cidade e em busca de caminhões para retirar as famílias ribeirinhas rapidamente de suas casas.

O Poder Executivo pede que todos os moradores da região do Rio Capivari e córregos solicitem ajuda para sair de suas casas. A demanda é muito alta com ocorrências, chuvas e acidentes de trânsito, mas todos serão atendidos.

O Secretário de Segurança Pública, Mauro Júnior, aproveitou para deixar recomendações aos moradores. “Se não houver necessidade, não saia de casa. Há vários pontos alagados e acidentes de trânsito. Nossas equipes estão nas ruas fazendo isolamento de diversos trechos. Recebemos ocorrências desde tampa de bueiro a queda de árvores. O Rio Capivari já está com 2.20m, a régua estava zerada na manhã de hoje e todos sabem que com 2m o rio transborda. O bairro Moreto já está alagado e pedimos novamente para que não saiam de casa se não houver necessidade”, disse.

O Prefeito falou também sobre o período chuvoso e as ações contra as enchentes. “Hoje as famílias voltaram para suas casas, conforme permitia a previsão meteorológica, mas o clima está surpreendendo negativamente. Está difícil a cidade voltar a sua normalidade e as medidas estão sendo tomadas. A tampa da comporta foi retirada e a contratação da dragagem e licenciamento estão em andamento, bem como obras de pontes e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água”, disse o Prefeito Vitão Riccomini.

Vale reforçar que em última aferição, realizada às 19h, o Rio Capivari marcou na régua 2.20m e o transbordo acontece quando chega aos 2m.

Todas as equipes da Prefeitura de Capivari estão à disposição para ajudar. A Defesa Civil atende pelo 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24h por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.