Após uma pausa em razão das férias de meio de ano, foi retomada nesta quinta-feira, dia 27, as formaturas do Programa “Bombeiro nas Escolas”. Na cerimônia, que aconteceu na Escola Integral de Capivari Professor Dirceu Ortolani Stein, estiveram presentes o prefeito Vitão Riccomini, a deputada estadual Valéria Bolsonaro, além do secretário da Educação de Capivari, José Lucas de Moraes, e representantes do Corpo de Bombeiros da região.
As diplomações foram entregues para alunos da própria escola Dirceu Ortolani e para a EMEIEF Professora Teresinha Aparecida Franchi, cujos alunos se deslocaram até o Castelani em ônibus escolar da Prefeitura. No próximo dia 03 de agosto, participam os alunos da EMEIEF Professora Derly Andriotti e da Eicap Professora Teresinha de Jesus Macluf. Segundo a Secretaria da Educação, até o momento, cerca de 470 alunos já foram diplomados na primeira fase do programa, ocorrido entre os meses de maio e junho em 12 unidades escolares. Outros 215 devem se somar a eles até a próxima semana.
“É um prazer participar dessa formatura, porque se tem uma instituição que é querida pelo nosso povo é o Corpo de Bombeiros. Então ter os bombeiros nas escolas do nosso município, ensinando as crianças como se precaver de acidentes, é um orgulho para todos nós”, elogiou o prefeito.
A cerimônia também teve a participação do Coral Estrelinhas do Dirceu, ensaiada pelo professor e músico Éder de Luca. A exibição das crianças emocionou a deputada Valéria Bolsonaro. “Parabéns a todos do Coral, fiquei muito feliz e emocionada em ouvir vocês cantando. Seria um sonho se todas as escolas tivessem aula de música como aqui”, disse.
Já o major Cléber Moura Oliveira, do 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba, que abrange o município de Capivari, destacou o orgulho que sente do projeto. “Trata-se de uma ação que foca no preventivo, o que é essencial em nosso trabalho, mais até do que nossas ações emergenciais”, declarou. Já o subtenente Everton Soares, do Corpo de Bombeiros de Capivari, destacou a parceria com a Secretaria da Educação do município. “Trata-se de um programa educativo institucional mantido pela Corporação e desenvolvido de forma gratuita junto a Rede Pública Municipal. O trabalho em conjunto com a Secretaria da Educação é de extrema importância, pois nos possibilita o acesso aos alunos e transmissão das atividades educativas”, ponderou.
O Secretário da Educação de Capivari, José Lucas de Moraes, ressaltou o impacto desse Programa também fora das paredes da sala de aula. “O ambiente escolar é um espaço amplo de aprendizagem, e isso inclui projetos como o Bombeiro nas Escolas, que ensina a essa faixa etária entre 11 e 12 anos, como evitar acidentes dentro de casa. Eles não só aprendem, como levam isso aos pais. É um aprendizado para toda a vida e na idade adulta eles vão sempre se lembrar que tiveram dessa lição dentro da escola”, disse.
Criado em 2018, o “Bombeiro nas Escolas” tem como objetivo o desenvolvimento da educação preventiva, criando uma mentalidade prevencionista, a fim de contribuir para a redução dos incêndios e acidentes em geral, seja em casa ou no ambiente escolar. Em Capivari, o curso foi implantado pela primeira vez, atingindo crianças entre 10 e 11 anos, que tiveram duas aulas onde foram ensinados procedimentos preventivos e de como agir em momentos de fuga em caso de emergência. Na formatura, as crianças recebem um certificado de formatura, uma cartilha e a visita do Mascote dos Bombeiros, Faísca. Ao final, os pequenos ainda foram molhados pelo caminhão dos bombeiros, para alegria geral das crianças.
Para informações sobre a Secretaria da Educação, entre em contato pelo WhatsApp (19) 3491-9343. A sede “Professor Nadir Assalin” está localizada na rua Pedro Stucchi, 381, no bairro Pão de Açúcar. O horário de funcionamento é das 08h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Programação de formaturas do Programa Bombeiro nas Escolas:
Dia 03 de agosto:
Emeief Professora Derly Andriotti, 8h30 (2 salas)
Eicap Professora Teresinha de Jesus Macluf 10h30 (2 salas)