Prefeito Vitão Riccomini e deputada Valéria Bolsonaro participam de retomada das formaturas do Programa “Bombeiro nas Escolas” na Eicap Dirceu Ortolani Stein, no Castelani

Após uma pausa em razão das férias de meio de ano, foi retomada nesta quinta-feira, dia 27, as formaturas do Programa “Bombeiro nas Escolas”. Na cerimônia, que aconteceu na Escola Integral de Capivari Professor Dirceu Ortolani Stein, estiveram presentes o prefeito Vitão Riccomini, a deputada estadual Valéria Bolsonaro, além do secretário da Educação de Capivari, José Lucas de Moraes, e representantes do Corpo de Bombeiros da região.

As diplomações foram entregues para alunos da própria escola Dirceu Ortolani e para a EMEIEF Professora Teresinha Aparecida Franchi, cujos alunos se deslocaram até o Castelani em ônibus escolar da Prefeitura. No próximo dia 03 de agosto, participam os alunos da EMEIEF Professora Derly Andriotti e da Eicap Professora Teresinha de Jesus Macluf. Segundo a Secretaria da Educação, até o momento, cerca de 470 alunos já foram diplomados na primeira fase do programa, ocorrido entre os meses de maio e junho em 12 unidades escolares. Outros 215 devem se somar a eles até a próxima semana.

“É um prazer participar dessa formatura, porque se tem uma instituição que é querida pelo nosso povo é o Corpo de Bombeiros. Então ter os bombeiros nas escolas do nosso município, ensinando as crianças como se precaver de acidentes, é um orgulho para todos nós”, elogiou o prefeito.

A cerimônia também teve a participação do Coral Estrelinhas do Dirceu, ensaiada pelo professor e músico Éder de Luca. A exibição das crianças emocionou a deputada Valéria Bolsonaro. “Parabéns a todos do Coral, fiquei muito feliz e emocionada em ouvir vocês cantando. Seria um sonho se todas as escolas tivessem aula de música como aqui”, disse.

Já o major Cléber Moura Oliveira, do 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba, que abrange o município de Capivari, destacou o orgulho que sente do projeto. “Trata-se de uma ação que foca no preventivo, o que é essencial em nosso trabalho, mais até do que nossas ações emergenciais”, declarou. Já o subtenente Everton Soares, do Corpo de Bombeiros de Capivari, destacou a parceria com a Secretaria da Educação do município. “Trata-se de um programa educativo institucional mantido pela Corporação e desenvolvido de forma gratuita junto a Rede Pública Municipal. O trabalho em conjunto com a Secretaria da Educação é de extrema importância, pois nos possibilita o acesso aos alunos e transmissão das atividades educativas”, ponderou.

O Secretário da Educação de Capivari, José Lucas de Moraes, ressaltou o impacto desse Programa também fora das paredes da sala de aula. “O ambiente escolar é um espaço amplo de aprendizagem, e isso inclui projetos como o Bombeiro nas Escolas, que ensina a essa faixa etária entre 11 e 12 anos, como evitar acidentes dentro de casa. Eles não só aprendem, como levam isso aos pais. É um aprendizado para toda a vida e na idade adulta eles vão sempre se lembrar que tiveram dessa lição dentro da escola”, disse.

Criado em 2018, o “Bombeiro nas Escolas” tem como objetivo o desenvolvimento da educação preventiva, criando uma mentalidade prevencionista, a fim de contribuir para a redução dos incêndios e acidentes em geral, seja em casa ou no ambiente escolar. Em Capivari, o curso foi implantado pela primeira vez, atingindo crianças entre 10 e 11 anos, que tiveram duas aulas onde foram ensinados procedimentos preventivos e de como agir em momentos de fuga em caso de emergência. Na formatura, as crianças recebem um certificado de formatura, uma cartilha e a visita do Mascote dos Bombeiros, Faísca. Ao final, os pequenos ainda foram molhados pelo caminhão dos bombeiros, para alegria geral das crianças.

Para informações sobre a Secretaria da Educação, entre em contato pelo WhatsApp (19) 3491-9343. A sede “Professor Nadir Assalin” está localizada na rua Pedro Stucchi, 381, no bairro Pão de Açúcar. O horário de funcionamento é das 08h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Programação de formaturas do Programa Bombeiro nas Escolas:

Dia 03 de agosto:

Emeief Professora Derly Andriotti, 8h30 (2 salas)
Eicap Professora Teresinha de Jesus Macluf 10h30 (2 salas)