Prefeito Vitão Riccomini parabeniza profissionais da Saúde no aniversário de um ano do Programa de Prevenção e Diagnóstico Oncológico – DION

Neste mês de setembro, a Prefeitura de Capivari celebra um ano de funcionamento do Programa de Prevenção e Diagnóstico Oncológico – DION, que vem auxiliando pessoas no tratamento de diversos tipos de Câncer, com identificação da condição de cada paciente da forma mais rápida possível. Nessa ocasião tão importante, o prefeito Vitão Riccomini esteve presente no Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar”, para parabenizar os profissionais envolvidos no Programa.

De acordo com a Secretaria da Saúde, neste período, o Programa efetuou cerca de 1.000 triagens e acolhimentos, nos quais originaram 540 atendimentos médicos e 310 procedimentos. O DION ainda sustenta uma média mensal de 400 exames de diagnósticos efetuados, tais como ultrassons, tomografias, biópsias, colonoscopias, endoscopias e exames laboratoriais. O prefeito Vitão parabenizou os profissionais pelos números alcançados no primeiro ano do Programa.

“Quando Bruno e eu idealizamos o Programa de Prevenção e Diagnóstico Oncológico, tínhamos total certeza que a equipe da Secretaria da Saúde teria plena capacidade de ajudar o maior número de pessoas no diagnóstico precoce ao Câncer. Hoje, com um ano de criação do DION, podemos afirmar que estamos no caminho certo e as pessoas que precisam de acolhimento estão sendo bem atendidas. Aproveito essa oportunidade para parabenizar a todos os envolvidos e principalmente a secretária da Saúde, Vládia Guimarães, assim como o doutor responsável pelo Programa, Fabrício Colli Badino”, destacou Vitão.

Além disso, o DION também proporciona mamografias com agilidade, já que nos últimos 12 meses, mais de 1,5 mil exames desse tipo já foram oferecidos à população. O Laboratório Municipal também foi outra unidade que desenvolveu muito graças ao Programa, fornecendo mais de 2,4 mil exames dos mais diversos tipos nesse período, o que possibilitou que dois novos exames fossem disponibilizados pela unidade, sendo eles o CEA e o CA 125. Segundo a secretária Vládia Guimarães, essas conquistas são fruto de muito empenho de todos os servidores da saúde.

“É muito gratificante para todos nós, enxergar os números atingidos pelo DION e ver o quanto esse Programa tem ajudado no diagnóstico de quem precisa, já que nessas situações, a rapidez é fundamental. Agradeço o empenho de todos os servidores da saúde no município e principalmente àqueles que dia após dia estão empenhados no programa DION. Estaremos sempre avaliando no que podemos melhorar para acolher um número de pessoas ainda maior no futuro”, afirmou Vládia.

É importante destacar que o DION é um Programa que auxilia na otimização dos pacientes oncológicos no município, através de uma Central de Regulação interna que agiliza o encaminhamento dos pacientes para o Centro Referenciado de Tratamento Estadual. Os atendimentos ambulatoriais seguem sendo realizados no Posto de Saúde Central e os procedimentos de pequeno porte acontecem na Santa Casa de Misericórdia de Capivari.

Para mais informações sobre programas e exames oferecidos pela Secretaria da Saúde, a pasta atende através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.