Prefeitura anuncia implantação de sistema pioneiro para gestão de abastecimento de água na cidade

O prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, anunciou na manhã desta segunda, dia 29, uma nova ferramenta que vai auxiliar nos trabalhos de manutenção e controle da rede de abastecimento de água. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi contemplado com programa “GisWater”, software usado para mapeamento, cadastramento, integração e treinamento, e vai viabilizar as atividades diárias da autarquia. O anúncio foi feito no auditório do Siam, contando com profissionais da autarquia, representantes da Agência das Bacias PCJ e da empresa CPS Engenharia.

Por ter o maior índice da rede de abastecimento de água mapeada, Capivari foi escolhida para ser a cidade modelo deste sistema ainda no ano de 2021. Com a implantação deste programa, o município se torna a primeira cidade dentre as 66 participantes da Agência das Bacias PCJ a ter contato com esse novo software. Desenvolvido pela empresa “CPS Engenharia” o uso do “GisWater” em Capivari vai tornar a cidade modelo do sistema na região.

De acordo com o prefeito Vitão, a implantação desse sistema é um marco histórico para a gestão hídrica da cidade. “O pioneirismo sempre foi uma das coisas que Bruno e eu buscamos trazer para Capivari durante a nossa gestão; hoje com muito orgulho podemos dizer que nosso município é a primeira cidade do Brasil com menos de 100 mil habitantes a ter essa tecnologia, que vai prevenir perdas e agilizar o processo de administração da rede hídrica”, afirmou.

O “GisWater” tem várias funcionalidades, utilizando diversos sistemas integrados para gerenciar o sistema de abastecimento. Muito usado na Espanha, o software ainda ajuda a melhorar os indicadores de perdas no processo de abastecimento de água na cidade, índice que atualmente está na casa dos 30%. O Saae Capivari agora passará por um cronograma de implantação até que a ferramenta esteja presente nas atividades diárias da autarquia.

“Após cumprirmos o cronograma de integração ao sistema, passaremos por seis meses de operações assistidas. Nosso objetivo é reduzir os índices de perdas, através dos sensores de pressão de água e da delimitação de quadrantes para localizar possíveis vazamentos. Mecanismos esses que o GisWater vai nos proporcionar”, afirmou Bruno Sampaio, Superintendente do Saae Capivari.