Prefeitura entrega equipamentos menos letais à Guarda Civil de Capivari

Na tarde da última quinta-feira, dia 03, o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini e o vice-prefeito, Bruno Barnabé, compareceram até a base da Guarda Civil Municipal para fazer a entrega de novos Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO) para os oficiais da corporação. Os novos equipamentos serão utilizados para conter agressores violentos e criminosos, servindo para evitar o disparo real de uma arma de fogo, além de auxiliar na dispersão de tumultos e confusões.

O prefeito Vitão destacou a importância dos novos equipamentos para o exercício das funções diárias dos Guardas. “Durante toda nossa gestão até aqui, Bruno e eu investimos na nossa Polícia Municipal, com equipamentos necessários para que os oficiais estejam preparados para qualquer tipo de ocorrência. A adição dos equipamentos menos letais à corporação, consolida a nossa Guarda Civil como uma das mais preparadas da região”, afirmou.

Dentre os equipamentos entregues, estão pistolas de choque, que conseguem incapacitar os movimentos de uma pessoa por um curto período de tempo sem causar dano algum à sua saúde, espargidores de gás lacrimogênio e pimenta, granadas de efeito moral e munições de impacto controlado, para que os agentes tenham tempo suficiente para imobilizar um alvo se necessário ou dispersar um bando.

Segundo o Secretário da Segurança Pública, Mauro Júnior, os novos equipamentos serão fundamentais no protocolo de uso gradual da força durante o atendimento de ocorrências de diversas naturezas. “O IMPO é extremamente importante para que possamos completar o ciclo do uso progressivo da força nas atividades policiais, quando não é possível conter um alvo através de força física, o armamento menos letal preserva a integridade do suspeito e oferece eficiência para que os oficiais possam realizar a abordagem. Estamos seguindo rigorosamente as normas estabelecidas pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (SENASP) que pacificou o tema para as Guardas Municipais do Brasil. É mais um importante marco para a Segurança Pública de nosso município” destacou.

A Guarda Civil de Capivari faz patrulhas preventivas todos os bairros da cidade, além disso, os oficiais estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana para atender qualquer ocorrência através do telefone 153.