Santa Casa de Misericórdia de Capivari divulga dados de atendimento da UTI no ano de 2022

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Na manhã desta segunda-feira, dia 15, a administração da Santa Casa de Misericórdia de Capivari divulgou dados sobre os atendimentos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital no ano de 2022, até o mês de julho. De acordo com os dados obtidos, a unidade vem alcançando resultados satisfatórios no atendimento durante este período, no atendimento exclusivo à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A UTI teve um total de 166 internações durante os sete primeiros meses do ano, sendo 83 pessoas do sexo masculino e 83 do feminino, com 74% desse público residindo na cidade de Capivari, 12% Elias Fausto, 12% Rafard e 2% Mombuca. Além disso, os dados ainda apontam a origem das internações na UTI, sendo 74% vindos do Pronto-socorro, 17% da enfermaria, 8% provenientes do Centro Cirúrgico e 1% de outras naturezas.

Outra estatística divulgada pela Santa Casa foi a faixa etária do público que usou os serviços da UTI. Cerca de 65% das pessoas que usaram os serviços da unidade tinham 61 anos ou mais; pessoas entre 51 e 60 anos de idade correspondem a aproximadamente 17% das internações no período, enquanto 18% é referente ao público de 11 a 50 anos de idade.

Quanto ao tempo de internação, os dados fornecidos apontam que aproximadamente 61% dos pacientes que ficaram na UTI em 2022, usaram os serviços da unidade por cinco dias ou menos, enquanto 19% permaneceram lá por um período de seis a dez dias, enquanto cerca de 20% dos pacientes ficaram internados por 11 dias ou mais.

Cada paciente que é transferido para a UTI tem o índice “Apache II” determinado. Essa informação é fundamental para estabelecer a gravidade do quadro clínico que o paciente está, sendo calculado através da aferição de diversos sinais vitais, como por exemplo, frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória, entre outros. Quando esse índice ultrapassa a marca de 21 pontos, significa gravidade mais alta no estado de saúde do paciente.

Para mais informações sobre a Santa Casa, o hospital atende através do telefone 3491-9191 e é situado na Praça Dr. Mário Dias de Aguiar na Vila do Carmo, com atendimento, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Explore mais...