Secretaria da Saúde divulga informações sobre atendimentos às mulheres grávidas durante a gestação

Compartilhe

Na manhã desta sexta, dia 18, a Secretaria de Saúde divulgou uma nota reforçando a importância do exame Pré-natal para gestantes. O principal objetivo do exame é garantir uma gestação saudável, além de diagnosticar e tratar possíveis complicações de forma precoce. O procedimento consiste na realização de exames periodicamente, além de ultrassonografias e vacinações indispensáveis para o período da gravidez.

Nos Postos de Saúde, o protocolo prioriza o acolhimento da mulher grávida e seu parceiro, solicitando exames de sangue para ambos e também a prescrição de ácido fólico e sulfato ferroso para a gestante, fundamentais durante o período. As Unidades de Saúde também disponibilizam a testes rápidos de HIV, VDRL, HEPATITE B e C.

Além disso, os Postos solicitam exames de ultrassom, agendamentos mensais de consultas e encaminhamentos para o médico e enfermeira, também existindo a possibilidade de encaminhamento para o Pré-Natal de alto risco se necessário. Serviços de Saúde Bucal e orientações sobre vacinação e encaminhamentos para nutricionista também estão disponíveis para a gestante.

Toda mulher grávida recebe a Caderneta da Gestante, que serve como instrumento de apoio para o desenvolvimento das consultas e otimização do trabalho, sendo utilizada por todos os profissionais de saúde no auxílio à gestante. Toda assistência é garantida pelo SUS para que a gestação seja plena e monitorada, para mais informações a Secretaria de Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200.

Explore mais...