Secretaria de Cultura e Turismo organiza exposição de itens retirados da Cápsula do Tempo a partir de 11 de julho

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou uma nova exposição para a população da cidade. Os itens que estavam dentro da Cápsula do Tempo vão ser expostos para visitas junto com o acervo do Museu Dr. Cesário Motta Jr. A ação acontecerá entre os dias 11 e 22 de julho.

A Cápsula do Tempo foi um monumento construído na Praça Central de Capivari, feito em 22 de abril de 2000, como parte das comemorações dos 500 anos de existência do Brasil. A proposta da atividade fazia com que alunos da rede municipal de ensino na época, colocassem cartas e diversos objetos no interior da cápsula, para que fossem revelados 20 anos depois.

Devido a pandemia, o monumento não pôde ser aberto no ano de 2020, quando completou exatos 20 anos, com a ação sendo feita dois anos mais tarde, no dia 22 de abril de 2022 em evento que contou com grande adesão da imprensa e público em geral. Os itens retirados da cápsula, passaram por um serviço de revitalização para que pudessem ser expostos.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Edmilson Baía, a exposição será interessante principalmente para quem participou dessa ação. “Quando abrimos a Cápsula do Tempo, muitas pessoas tiveram a curiosidade de saber o que tinha no interior daquele monumento e de certa forma ter uma pequena ideia de como era o mundo 22 anos atrás. Pensando nisso, vamos oferecer a exposição do que foi retirado de lá, para que a população tenha acesso e mate a curiosidade”, destacou.

Pensando no sucesso que a ideia teve, a Prefeitura de Capivari vai organizar uma nova Cápsula do Tempo como parte das comemorações de 190 anos do município durante. No dia do aniversário da cidade, dia 03 de julho, um novo monumento será criado com objetos e cartas das crianças da rede municipal de ensino, para que seja aberta e exposta daqui a 20 anos, em 2042.

O acervo do Museu Dr. Cesário Motta Jr. fica situado na rua Madre Valéria, 287, próximo a Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes. O local estará aberto ao público nos dias de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações, a Secretaria de Cultura e Turismo atende através do telefone 3491-1322.