Secretaria de Saúde anuncia Campanha de Doação de Sangue no dia 20 de agosto

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, anunciou a segunda Campanha de Doação de Sangue de 2022, no dia 20 de agosto. A coleta vai acontecer na Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes, situada na rua Padre Fabiano, 1351, Centro, das 09h às 12h e conta com a parceria do Hemocentro da Unicamp e do Hospital Unimed.

Nesta edição, os interessados devem se inscrever através do link doesangue.capivari.sp.gov.br ou pelo site da Prefeitura até o dia 18 de agosto, onde será necessário informar os dados pessoais. É importante destacar que o doador deve cumprir os requisitos para poder efetuar a doação, como ter entre 16 e 69 anos completos, sendo que a idade limite para primeira doação é 60 anos, além de pesar pelo menos 50 quilos.

Para o dia da doação, é necessário não estar em jejum, onde um café da manhã leve, sem alimentos gordurosos já é o suficiente, além disso, é preciso repousar pelo menos seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas no dia que anteceder a doação e evitar fumo duas horas antes de doar sangue. Os protocolos de saúde contra a Covid-19 serão seguidos, onde o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara serão adotados.

A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas que tiveram diagnóstico de Covid-19 serão consideradas inaptas por um período de 30 dias após a completa recuperação da doença. Para os candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com uma pessoa diagnosticada com Covid-19, o período de inaptidão será de 14 dias após o último contato, assim como as pessoas que estiverem em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido a sintomas da doença.

A primeira Campanha de Doação de Sangue do ano aconteceu no mesmo local no dia 23 de abril e arrecadou um total de 127 bolsas de sangue de 63 pessoas no total; cada doador pode ter sido responsável por salvar até quatro vidas. Para mais informações, a Secretaria de Saúde está disponível através do telefone 3492-8200.