EMEI “Professora Valéria Datti Quagliato Pacheco” será inaugurada no dia 27 de julho pelo Prefeito Vitão Riccomini e o Vice-Prefeito Bruno Barnabé

A EMEI “Professora Valéria Datti Quagliato Pacheco”, localizada oficialmente no bairro Jardim Santa Maria, mas sendo mais conhecido como Vila Fátima, será entregue oficialmente no próximo dia 27 de julho, integrando a programação especial em comemoração aos 190 anos de Capivari.

A unidade escolar atenderá cerca de 188 crianças com idades entre quatro meses a três anos e onze meses, oferecendo o Berçário I e II e Maternal I e II, contando com uma área construída de 775,85m².

“A Educação Infantil é a primeira porta de entrada para um brilhante futuro. Estamos muito felizes em finalmente poder entregar essa EMEI. Ela ficou em construção no período de sete anos, com várias pausas. Nós pegamos o local abandonado e trabalhamos muito para que fosse entregue o mais rápido possível e agora esse momento chegou. É uma honra poder entregar mais uma unidade escolar para a nossa população”, disse o Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini.

A inauguração está marcada para quarta-feira, dia 27 de julho, às 9h. A EMEI está localizada na rua Anatólio Pellegrini, no bairro Jardim Santa Maria. Além das autoridades municipais, a população também está convidada para prestigiar a entrega da mais nova creche da cidade.

VALÉRIA DATTI QUAGLIATO PACHECO
Valéria, que foi homenageada com seu nome na EMEI, nascida em Capivari, completaria 70 anos neste ano de 2022. Atuou no município no antigo MOBRAL – PROFIC (alfabetização de adultos) e atuou também na escola Augusto Castanho, se dedicando à alfabetização de crianças de primeira a quarta série, onde apresentava um trabalho diferenciado, alfabetização usando o nome dos próprios alunos, incentivando-os, integrando-os a uma realidade mais presente da vida educacional. Elaborava suas próprias cartilhas com muita perfeição, chegando a se destacar e ser homenageada na Diretoria de Ensino. Aposentou-se no ano de 2001 nesta escola.

Mais tarde, Valéria foi contratada pelo Anglo Júnior, como coordenadora pedagógica trazendo um novo diferencial para as crianças que ali estudavam, atuando de forma impecável, conquistando o carinho das crianças e dos pais, chamada carinhosamente de “Tia Valéria”.

Valéria Datti Quagliato Pacheco faleceu em 27 de junho de 2015, com 63 anos, deixando uma enorme saudade em todos que tiveram o prazer de conhecê-la.

INFORMAÇÕES
Para mais informações sobre a EMEI “Professora Valéria Datti Quagliato Pacheco”, a Secretaria da Educação atende pelo telefone (19) 3491-9367, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.