Secretaria de Saúde divulga recomendações relacionadas à saúde mental em alusão ao “Setembro Amarelo”

Durante o mês de setembro, é feito no país inteiro uma campanha intitulada “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo principal abordar questões relacionadas à saúde mental e consequentemente prevenção ao suicídio. A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, divulgou recomendações sobre o tema.

A campanha é feita ao redor do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro, tendo como lema deste ano “A vida é a melhor escolha!”. Sob esse contexto, o Ambulatório de Saúde Mental vai realizar ações internas para abordar o tema entre os pacientes. Dentre as atividades propostas estão a exposição de um painel com mensagens de esperança e a promoção de uma “caixa do desabafo” onde pessoas, de forma anônima, depositam mensagens para promover uma reflexão sobre a vida.

Além disso, o Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPS AD), fará uma ação na Praça Central no dia 15 de setembro das 8h às 15h30, contando com feira de artesanato, escuta sobre o tema, canto, além de bexigas e faixas alertando sobre a Campanha. Já o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) vai abordar os pacientes que estão esperando por consultas no Posto de Saúde Central, para explicar um pouco sobre a prevenção ao suicídio.

Os setores especializados em saúde mental na cidade estão disponíveis para atender quem precisa de ajuda. O Ambulatório Saúde Mental é situado na rua João Vaz, 262, Centro, e atendente pelo telefone 3492-4199. O CAPS II fica na rua Sinharinha Frota, 290, Centro e atendente pelo telefone 3492-1533, enquanto o CAPS AD, é localizado na Rua Barão do Rio Branco, 43, Centro, atendendo pelo número de telefone 3492-5626.