Secretaria de Saúde intensifica atividades de combate a Dengue, Zika e Chikungunya, na Semana Nacional de Mobilização Contra as Arboviroses

Compartilhe

Entre os dias 21 e 25 de novembro, acontece a Semana Nacional de Mobilização Contra as Arboviroses, doenças transmitidas por mosquitos, tais como Zika, Dengue e Chikungunya. O tema da Campanha deste ano é “Todo dia é dia de combater o mosquito”, visando incentivar as pessoas a se atentarem ao assunto. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde também organiza uma intensificação no combate a essas doenças durante o período.

Dentre as ações previstas, será feita uma mobilização em conjunto da Diretoria de Meio Ambiente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, organizando palestras educativas no Projeto Criança, Escolas Municipais, empresas da cidade e com trabalhadores da área de reciclagem, seguindo o objetivo de abordar a necessidade de se precaver contra o mosquito e combater as arboviroses.

Segundo dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Capivari, na última sexta-feira, dia 11, em 2022, o município não registrou nenhum caso de Zika ou Chikungunya. Já de Dengue, dentre 429 notificações de suspeitas da doença, 129 casos foram constatados como positivos.

Para evitar a proliferação do mosquito que transmite as arboviroses, é necessário constantemente cobrir recipientes que possam acumular água parada, como por exemplo, vasos de plantas, calhas entupidas, embalagens vazias e caixas d’água destampadas.

A Saúde recomenda que, caso o paciente apresente dois ou mais sintomas dessas doenças, como febre intermitente, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, dores nas costas, pernas e articulações, dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo, fraqueza muscular, insônia, náuseas, perda de apetite ou vermelhidão na pele, deve procurar atendimento médico no Posto de Saúde mais próximo.

Para mais informações sobre as arboviroses, a Vigilância Sanitária atende através do telefone (19) 3492-7368, ou presencialmente, na rua Tiradentes, 823, no Centro.

Explore mais...