Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes será celebrada entre os dias 15 e 20 de maio

Na semana entre os dias 15 e 20 de maio, será celebrada nacionalmente a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, organizou uma série de ações para abordar esse tema tão relevante em nossa sociedade.

A Secretaria promoverá palestras sobre em várias Escolas Municipais e Estaduais, além das tradicionais caminhadas em prol da Campanha, que mobilizarão a população disseminando informações sobre o assunto, a fim de combater o abuso às crianças e adolescentes.

Encerrando a semana da Campanha, será realizada uma mobilização na Praça Central com os funcionários e usuários da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação, Delegacia de Defesa da Mulher e também a população. A concentração será no Pátio da Igreja Santa Cruz e caminhada seguirá nas ruas Padre Haroldo e XV de Novembro até a Praça Central.

18 DE MAIO
No dia 18 de maio de 1973 aconteceu o caso “Caso Araceli”, como ficou conhecido. Neste crime, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no estado Espírito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois e seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A partir disto, a data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com a aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Ainda em diversos lugares do Brasil e do mundo, casos semelhantes infelizmente ainda acontecem e, com essa preocupação, a Secretaria de Desenvolvimento Social está empenhada em combater a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

A Prefeitura divulgará toda a programação da Campanha nos próximos dias. A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na rua Barão do Rio Branco, 361, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Os telefones são (19) 3492-7184 e (19) 3492-7144. As unidades do Cras Cidadania, Cras Conviver e Creas estão disponíveis para atendimento através dos telefones 3491-5495, 3491-1645 e 3491-3088, respectivamente.