Prefeitura firma afiliação com AMITur para fomentar interesse turístico para a cidade

Na tarde da última sexta-feira, dia 11, o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini e o vice-prefeito Bruno Barnabé receberam no Gabinete o secretário de Cultura e Turismo, Edmilson Baía, para contemplar a afiliação do município com a Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur).

A afiliação com a organização, tem o intuito de fomentar o interesse turístico da cidade a longo prazo e, consequentemente, potencializar o desenvolvimento econômico do município. A afiliação com a AMITur é bem concorrida entre as cidades do interior e do litoral, consistindo na definição de uma série de objetivos para o fortalecimento desse quesito, através de visitas técnicas, consultorias, workshop, cursos técnicos e semelhantes.

De acordo com o prefeito Vitão, a medida trará excelentes resultados para a cidade a longo prazo, tendo em vista as técnicas adotadas pela AMITur. “Primeiramente, gostaria de agradecer o empenho do nosso secretário Edmilson Baía por viabilizar a afiliação a AMITur. O trabalho desempenhado pela organização será fundamental para o crescimento turístico da nossa amada Capivari. Bruno e eu estamos empenhados no fortalecimento, tanto da área cultural e turística de nossa cidade, quanto do desenvolvimento econômico que isso gera como consequência”, afirmou.

O secretário de Cultura e Turismo, Edmilson Baía, celebrou a afiliação e destacou quais pontos que isso vai impactar no âmbito cultural e turístico no futuro. “A AMITur faz um excelente trabalho auxiliando diversos municípios a explorarem melhor os conteúdos culturais que possuem. Além disso, a afiliação com a associação é o primeiro passo em um processo de eventual conquista do título de Município de Interesse Turístico (MIT)”, destacou.

Um dos objetivos que será intermediado pela AMITur, é a formação do Conselho Municipal de Turismo de Capivari, ação fundamental para que o Plano Diretor de Turismo da cidade seja construído. Com um conselho de turismo e um plano diretor devidamente estabelecido, Capivari poderá pleitear o título de Município de Interesse Turístico (MIT), certificação que auxilia a conquista de recursos junto ao Ministério do Turismo.