Direitos da Pessoa com Deficiência

Prefeitura auxilia na inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, criada pela Prefeitura de Capivari no ano de 2014, têm realizado trabalho junto às empresas e já inseriu no mercado de trabalho, 40 pessoas com deficiência. Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre deste ano, oito pessoas foram empregadas a partir da secretaria.
Para melhorar o atendimento à população e facilitar o acesso, a pasta passou a atender também no Cras (Centro de Referência em Atendimento Assistencial) Cidadania e Cras Conviver, além da Secretaria que fica localizada no Siam (Serviços Integrados da Administração Municipal).
Atualmente, a Secretaria monta o currículo para a pessoa com deficiência com o laudo, analisa o perfil para verificar qual área adequada para tal deficiência naquela determinada empresa, orienta e encaminha o deficiente. Para esse encaminhamento ser possível a Secretaria tem uma parceria com as empresas e PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
As empresas solicitam uma pessoa com deficiência para fazer parte do quadro de seus funcionários, estes currículos são encaminhados para que a empresa faça a entrevista inicial e dê sequência no processo de admissão.
Mais do que inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a ação realizada pela Secretaria também proporcionou capacitação. Um exemplo disso foi a parceria firmada com a Raízen em 2016, quando foi oferecida capacitação para pessoas com deficiência intelectual. Todavia, outras parcerias estão sendo traçadas para este ano.
“A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi um dos grandes acertos da nossa administração. Em pouco tempo foi possível levantar o número de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no município. Foi com esses dados em mãos que a Secretaria pôde trabalhar de forma mais eficaz e atender as necessidades destes munícipes. A inserção no mercado de trabalho é importante não somente para as pessoas com deficiência, mas também para todos convivam juntos em suas adversidades”, ressaltou o prefeito, Rodrigo Proença.