Saúde

Foram colocadas placas de identificação nas áreas públicas consideradas de risco, onde pode haver o carrapato estrela, pela circulação de capivaras e cavalos
A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a colocação de placas informativas nas áreas de circulação de capivaras e cavalos, nesta última segunda-feira (17), alertando a população para a possível presença de carrapato estrela nestes locais, que pode transmitir a Febre Maculosa. A transmissão acontece por meio da picada do carrapato estrela contaminado com a bactéria Rickettsia ricckettsii. Para que a infecção possa acontecer é necessário o contato com o corpo humano de no mínimo seis horas. O período de incubação da doença, desde a picada até o aparecimento dos primeiros sinais pode variar de dois a 14 dias, dependendo de cada pessoa. É importante dar início ao tratamento o quanto antes, pois a doença pode levar à morte.
SINTOMAS
Febre acima de 39o.C e calafrios;
Dor de cabeça intensa;
Conjuntivite;
Náuseas e vômitos;
Diarreia e dor abdominal;
Dor muscular constante;
Insônia e dificuldade para descansar;
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
Gangrena nos dedos e orelhas;
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória;
Os sintomas da Febre Maculosa podem ser difíceis de se identificar e em caso de suspeita, o recomendado é procurar atendimento médico o quanto antes. É muito importante relatar ao médico se houve contato com o carrapato estrela.
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir da suspeita médica da bactéria, causadora da Febre Maculosa, o tratamento com antibióticos deve ser iniciado imediatamente, não se devendo esperar a confirmação laboratorial do caso. Quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de cura e menores as possibilidades de complicações ou morte.
Vale reforçar que, sempre que possível, deve-se evitar andar em locais com grama ou vegetação alta.
Todas as informações sobre a doença estão disponíveis no site do Ministério da Saúde, no link http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-maculosa.
Em Capivari, o telefone de contato da Vigilância Sanitária é o (19) 3492-7368.

 

Prefeitura de Capivari - 18/6/2019

Leia mais ...

Página 1 de 52

Newsletter

Joomla Extensions powered by Joobi