A Defesa Civil de Capivari resgatou um porco-espinho que estava na árvore do quintal de uma casa, no bairro Engenho Velho, no final da tarde deste sábado, dia 28. Os moradores acionaram a equipe depois que os cachorros começaram a latir, indicando a presença do animal.
Com muito cuidado, a equipe fez o resgate do porco-espinho, que estava sem ferimentos, e levou o animal para uma área rural, já conhecida por conter bichos da mesma espécie, para que ele possa viver em meio à natureza.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Júlio Capóssoli Neto, o porco-espinho não oferece riscos à saúde, nem é um animal agressivo. “Esse bicho sai à procura de alimento e chega a área urbana, depois acaba se perdendo e não sabe voltar. Com a presença de outros animais, como cachorros e gatos, ele se sente acuado e com medo. É mito que o porco-espinho joga os espinhos, na verdade ele se arma como forma de defesa”, explicou.
Júlio também reforça que é crime matar animais. Caso à população se depare com essa ou outras espécies de animais silvestres, o melhor a fazer é manter distância e acionar o 199, da Defesa Civil, ou 153, da Guarda Civil. “Nós temos o treinamento e equipamentos adequados para fazer o resgate e levar o animal de volta para a natureza com toda a segurança”, disse.
Vale lembrar que também é proibido manter animais silvestres em casa, sem a devida autorização.