Alunos da Rede Municipal iniciam série de visitas a exposição em homenagem a Tarsila do Amaral no Centro Cultural

Cerca de 1300 alunos de 14 escolas da Rede Municipal de Capivari iniciaram nesta semana uma série de visitas a “2ª Exposição Comemorativa de Aniversário de Tarsila do Amaral”, que ocorre durante todo o mês no Centro Cultural Alan de Lima Palma, no bairro Estação. A mostra, uma realização da Prefeitura de Capivari, com curadoria de Andrezza Kniff e organização do Museu do Artista, reúne 25 artistas, entre nacionais e estrangeiros.

Durante esta primeira semana, as crianças do Fundamental 2 estão passando pelo local. Na próxima semana, iniciam-se as visitas do Fundamental 1. “Exposições de arte oferecem uma oportunidade única para os alunos se envolverem com diferentes formas de expressão cultural, expandindo seus horizontes e compreensão do mundo, além de muitas vezes incorporarem elementos de história, literatura, ciências e outros campos, permitindo uma abordagem interdisciplinar ao aprendizado. Ao observar obras de arte, os alunos podem ser inspirados a explorar sua própria criatividade e expressão artística, estimulando o pensamento crítico e a imaginação”, comentou Bruna Zuin Mazzafero, Coordenadora de Arte da Secretaria de Educação de Capivari e uma das organizadoras das visitas. A educadora ainda frisa que a visitação incentiva o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e o respeito pelas diferentes perspectivas, assim como enriquecer o estudo dos conteúdos que serão abordados em sala de aula no próximo bimestre.

A abertura da “2ª Exposição Comemorativa de Aniversário de Tarsila do Amaral” aconteceu no dia 1º de setembro, data do nascimento da pintora capivariana que marcou a arte brasileira a partir dos anos 1920. Nomes do Egito, Itália, Suíça e Uruguai enviaram suas obras para a cidade. Entre os artistas brasileiros, vários estiveram presente na noite de abertura do evento no início do mês.
“Nesta Mostra temos uma diversidade artística surpreendente para um evento fora dos grandes centros. Atribuímos isso principalmente ao nome Tarsila do Amaral e também ao sucesso da edição anterior”, destacou Andrezza Kniff, curadora da exposição.

Durante todo o mês a visitação pode ser feita de segunda a sexta entre às 10h e às 16h, de forma gratuita. O Centro Cultural de Capivari fica na rua da Liberdade, s/n, no bairro Estação.