Campanha de Doação de Sangue acontece neste sábado, dia 20

Neste sábado, dia 20, acontece a segunda edição da Campanha de Doação de Sangue neste ano de 2022. A ação é de organização da Secretaria de Saúde em parceria com o Hemocentro da Unicamp e o Hospital Unimed. A coleta vai acontecer na Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes, situada na rua Padre Fabiano, 1351, Centro, das 09h às 12h.

Os interessados em doar nessa edição da campanha tem até esta quinta-feira, dia 18, para se inscrever através do link doesangue.capivari.sp.gov.br ou pelo site da Prefeitura, preenchendo o formulário com os dados pessoais. É importante destacar que o doador deve cumprir os requisitos para poder efetuar a doação, como ter entre 16 e 69 anos completos, sendo que a idade limite para primeira doação é 60 anos, além de pesar pelo menos 50 quilos.

Para o dia da doação, é necessário não estar em jejum, onde um café da manhã leve, sem alimentos gordurosos já é o suficiente, além disso, é preciso repousar pelo menos seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas no dia que anteceder a doação e evitar fumo duas horas antes de doar sangue. Os protocolos de saúde contra a Covid-19 serão seguidos, onde o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara serão adotados.

A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas que tiveram diagnóstico de Covid-19 serão consideradas inaptas por um período de 30 dias após a completa recuperação da doença. Para os candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com uma pessoa diagnosticada com Covid-19, o período de inaptidão será de 14 dias após o último contato, assim como as pessoas que estiverem em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido a sintomas da doença.

Para mais informações, a Secretaria de Saúde está disponível através do telefone 3492-8200.