Capivari registra primeira enchente do mês de outubro em sua história; Confira o balanço

Desde o último sábado, dia 7, a Defesa Civil de Capivari vem acompanhando as chuvas de toda a região de Capivari, que marcou mais uma enchente na história do município, sendo a primeira ocorrida no mês de outubro.

Devido à previsão meteorológica e a quantidade de chuva acumulada em toda a região, a equipe recomendou a abertura total da comporta da Barragem Leopoldina, com a finalidade de diminuir o nível do Rio Capivari, se preparando para a chegada das águas da região.

Com as fortes chuvas do último domingo, dia 8, a Defesa Civil iniciou os protocolos da Operação Enchentes e fez vistorias “in loco”, acompanhou toda rede telemétrica do rio, régua eletrônica e régua instalada na ponte da avenida Pio XII, deixando a cidade em Estado de Atenção, quando o Rio Capivari atingiu a marca de 1.46m, às 10h30, visto que o transbordo acontece quando eleva para 2m.

Capivari registrou 10 ocorrências relacionadas à queda de árvores; duas casas totalmente destelhadas e uma terceira parcialmente destelhada, fazendo com que fosse necessária a interdição das residências pela Defesa Civil. Com o sinistro, quatro famílias tiveram que abandonar o local, totalizando 19 pessoas desalojadas.

Com o aumento do Rio Capivari, chegando ao nível máximo de 2.74, registrado na quarta-feira, dia 11, às 7h06, após a chegada das águas de toda a região ao município, a Prefeitura disponibilizou caminhões para mudanças e abrigo, toda a assistência necessária para que a população seja amparada. Ficaram abrigadas no Ginásio de Esportes “Ronaldão”, sete famílias, totalizando 23 pessoas, onde receberam acompanhamento de assistentes sociais, local para higiene e alimentação.

Seis ruas foram interditadas, sendo elas João Moretti (Moreto), Padre Haroldo (Juventus), João Vaz com Tiradentes (Centro), Miguel Assad (Nova Aparecida), trecho da rua 31 de Março e rua Bento Dias com alameda Faustina Franchi Annicchino (Centro). Outras oito vias ficaram apenas com alguns pontos de alagamentos, sendo elas as ruas José Maschietto (Cancian), Juventino A. de Moraes (Cancian), avenida Benedito M. Camargo (Cancian), ruas Bruno Rocco (Santa Rita de Cássia), rua João Nicolucci (Santa Rita de Cássia), Osmar Galvão (Santa Rita de Cássia), Benedito Amaral (Santa Rita de Cássia) e rua José Maschietto (Estação).

Ainda na quarta-feira, dia 11, a partir das 12h20, o Rio Capivari e afluentes começaram a baixar o nível, podendo ser iniciadas a limpeza das vias que sofreram com o alagamento. Nesta sexta-feira, dia 13, já foi registrado o nível normal do rio, que está abaixo de 1.06m.

A Defesa Civil de Capivari segue monitorando a previsão meteorológica devido ao alerta de risco da Defesa Civil Estadual, que prevê condições para temporais e acumulados na casa dos 100mm até o sábado, dia 14 de outubro.

DESASSOREAMENTO DO RIO CAPIVARI E AFLUENTES
Após as fortes chuvas que resultou em mais uma enchente na história do município, pela primeira vez em outubro, o Prefeito Vitão Riccomini recebeu uma excelente notícia, que mudará a vida das pessoas. Toda documentação e licenciamento para o início das obras de desassoreamento, está em dia, contrato homologado e os trabalhos estão previstos para serem iniciados na próxima semana, em todo o Rio Capivari e afluentes, retirando toda a sujeira e aprofundando o rio.

Em caso de necessidade, a equipe atende pelo 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24h por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.