Capivari se destaca na Coleta de Resíduos Eletrônicos e arrecada 578 quilos de lixo eletrônico

Compartilhe

A Prefeitura de Capivari, através da Diretoria de Meio Ambiente, promoveu no último sábado, dia 15, a ação “Coleta de Eletrônicos – Drive Thru”, em parceria com o Consórcio Consimares.

Em Capivari, o Ponto de Coleta foi na Praça Central, e proporcionou a população uma grande oportunidade para o cidadão descartar com segurança, diversos materiais que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Além de Capivari, participam do Consórcio as cidades de Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré.

A Coleta de Resíduos Eletrônicos em Capivari foi um sucesso. Proporcionalmente por habitante, Capivari arrecadou o suficiente para alcançar o segundo lugar em número de arrecadação entre as cidades participantes. Em quilos, nossa cidade arrecadou 578, ficando em terceiro lugar. Apenas as cidades com mais de 250 mil habitantes recolheram maior quantidade de lixo eletrônico. Os sete municípios juntos, arrecadaram quase 3 toneladas.

O Diretor de Meio Ambiente Diogo Tedeschi parabeniza a sociedade capivariana pela participação na coleta e comenta: “O envolvimento do cidadão demostra que estamos nos engajando com a causa ambiental e acelerando o processo de uma transformação cultural”.

O lixo eletrônico arrecadado foi levado pela empresa Brasil Reverso, que fará a desmontagem, separando os materiais reutilizáveis. 95% desse lixo poderá voltar como matéria-prima, e os 5% não recicláveis será queimado em fornos de compostagem de lixo orgânico, zerando esse tipo de material em aterros.

A ação tratou de devolver para a indústria a matéria prima para reciclagem dos itens danosos ao meio ambiente, e também reduzir a exploração de recursos naturais, tanto para a água como para o solo. Essas ações contribuem para uma nova cultura ambiental nas crianças e nos jovens.

Em Capivari, a Diretoria de Meio Ambiente estuda a possibilidade de criar um descarte fixo na cidade para itens eletrônicos, abrangendo pilhas, baterias e lâmpadas, que são itens de grande complexidade para descarte correto e grandes prejuízos ambientais. Há também um estudo para implementação da coleta seletiva para plásticos, papelões, papéis, vidros e outros materiais, gerando renda, aquecendo o comércio e a economia pública referente ao lixo.

Apenas em Capivari, os participantes da Coleta de Lixo Eletrônico ganharam uma muda de árvore de espécie nativa, frutífera ou própria para arborização urbana, que poderá ser cultivada na calçada ou onde o munícipe preferir.

A Diretoria de Meio Ambiente está disponível para atender a população através do telefone (19) 3492-2975. A sede da Diretoria está localizada na rua dos Geradores, s/n, no bairro Estação. O horário de funcionamento é das 8h30 às 16h30.

Explore mais...