Com exames gratuitos e atendimento exclusivo em Postos de Saúde, Secretaria de Saúde inicia “Outubro Rosa – Jusciane Ferreira” em prol da prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero

Compartilhe

Todos os anos, durante o mês de outubro, é celebrado mundialmente a campanha “Outubro Rosa”, que tem como foco principal o diagnóstico e combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero. Pensando nisso, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, iniciou da campanha “Outubro Rosa – Jusciane Ferreira” nesta segunda-feira, dia 03, com diversos atendimentos exclusivos sobre o assunto nas unidades de saúde.

Como ação principal durante esse período, o Centro de Saúde Dr. Mário Dias de Aguiar e os Postos de Saúde dos bairros Jardim Primavera, Castelani, Porto Alegre, São João, Engenho Velho e Santa Rita de Cássia, vão oferecer exames preventivos contra o Câncer de Colo de Útero e Câncer de mama de forma gratuita, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. O dia “D” acontece no sábado dia 15, data em que todas as unidades de saúde vão disponibilizar os exames das 08h às 12h.

Neste ano, a Saúde também recebeu um mamógrafo de última geração da empresa Branyl, que tem auxiliado a população feminina da cidade. O equipamento fica situado no Centro de Especialidades Médicas “Shalom” do bairro Jardim Branyl, servindo de sede para o Programa de Atenção e Prevenção ao Câncer de Mama “Jusciane Ferreira”. Para fazer a mamografia, é necessário ter uma indicação de um médico do SUS. A Secretaria de Saúde entrará em contato de acordo com a paciente de acordo com a fila para agendamento.

O exame de Colo de Útero, popularmente conhecido como papanicolau, é indolor e eficaz, com a mulher devendo evitar relações sexuais um dia antes do exame, além de não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame e não submeter-se a ele durante o período menstrual.

Além dos Postos de Saúde, pela primeira vez o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas “CAPS AD Renascer”, disponibilizará atendimento ao público feminino que busca fazer os exames preventivo. Os atendimentos nesse local acontecerão de segunda, terça e sexta, das 08h às 11h. O local fica situado na rua barão do Rio Branco, 43, Centro.

Ainda em alusão a campanha, no dia 22 de outubro a tradicional “Caminhada do Outubro Rosa” acontece, com o trajeto iniciando no pátio da Igreja Santa Cruz, descendo pela rua XV de Novembro na região central da cidade e finalizando na Praça Central, onde atividades em prol da causa serão organizadas. Para mais informações sobre a campanha, a Secretaria de Saúde atende através do telefone 3492-8200.

Explore mais...