Nesta última segunda-feira, dia 11, bombou nas redes sociais, um vídeo do Jornalista Marcelo Duarte, em sua página chamada “Mundo dos Curiosos”, que foi muito compartilhado pela população de Capivari, ao descobrir que o chocolate leva o nome de um capivariano.
No vídeo, Marcelo Duarte explica que o chocolate “Lollo” foi lançado em 1982 e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros. Em 1992, por causa de uma estratégia global, a Nestlé resolvou retirar o chocolate do mercado e colocou no lugar, o “Milkybar”. A embalagem permaneceu azul, mas a vaquinha que aparecia na ilustração, foi retirada. Marcelo explica também que outros chocolates famosos também foram rebatizados por outros nomes, mas nenhum deles causou tanta comoção quanto o “Lollo”, gerando diversas reclamações entre os fãs do chocolate e boicote, fazendo com que o “Milkybar” deixasse de ser fabricado em 2011, até que o “Lollo” voltou às vendas em 2012.
O nome foi definido em uma reunião na J.W. Thompson, agência que atendia a Nestlé, quando a equipe de criação descobriu sem querer, o apelido de João de Simoni Ferracciú, que fazia o planejamento da área de promoções. Um amigo de João de Simoni, ligou para a agência e pediu para falar com Lolo, que foi colocado na lista de sugestões por meio de uma brincadeira de amigos e, após uma pesquisa entre os consumidores, “Lollo” ganhou e foi homenageado. Os amigos explicaram que foi uma brincadeira, mas a Nestlé decidiu respeitar o resultado e manteve o nome.
QUEM É LOLO?
João de Simoni Soderini Ferracciú, é um publicitário, nascido em Capivari, em 05 de junho de 1937. Conferencista internacional, considerado o “Pai da Promoção no Brasil”. Entre os anos de 1957 a 1959, Lolo foi jogador de futebol profissional pelo Palmeiras, do qual tornou-se dirigente, no cargo de Diretor de Planejamento do clube, de 1971 a 1975.
Lolo tem uma vasta formação na área da Publicidade e Propaganda, sendo o pioneiro nas atividades de Marketing Profissional no Brasil, o principal executivo de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na agência de propaganda, J. Walter Thompsonem, de onde saiu em 1978 para fundar o Grupo De Simoni Associados, constituído por diversas empresas, sendo que a primeira é pioneira nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil.
João de Simoni é um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sendo Acadêmico-Fundador da cadeira nº. 04 e membro da Academia Brasileira de Marketing.
Com mais de 10 prêmios conquistados, Lolo também é autor do livro “Promoção de Vendas – 40 anos de teoria e prática”, publicado em 1999 e convertido em 2007 para o título “Marketing promocional – a evolução da promoção de vendas” pela Makron Books, e co-autor da obra Gestão de Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).