Conheça Lolo Ferracciú, capivariano que foi homenageado no chocolate “Lollo”, da Nestlé

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Nesta última segunda-feira, dia 11, bombou nas redes sociais, um vídeo do Jornalista Marcelo Duarte, em sua página chamada “Mundo dos Curiosos”, que foi muito compartilhado pela população de Capivari, ao descobrir que o chocolate leva o nome de um capivariano.

No vídeo, Marcelo Duarte explica que o chocolate “Lollo” foi lançado em 1982 e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros. Em 1992, por causa de uma estratégia global, a Nestlé resolvou retirar o chocolate do mercado e colocou no lugar, o “Milkybar”. A embalagem permaneceu azul, mas a vaquinha que aparecia na ilustração, foi retirada. Marcelo explica também que outros chocolates famosos também foram rebatizados por outros nomes, mas nenhum deles causou tanta comoção quanto o “Lollo”, gerando diversas reclamações entre os fãs do chocolate e boicote, fazendo com que o “Milkybar” deixasse de ser fabricado em 2011, até que o “Lollo” voltou às vendas em 2012.

O nome foi definido em uma reunião na J.W. Thompson, agência que atendia a Nestlé, quando a equipe de criação descobriu sem querer, o apelido de João de Simoni Ferracciú, que fazia o planejamento da área de promoções. Um amigo de João de Simoni, ligou para a agência e pediu para falar com Lolo, que foi colocado na lista de sugestões por meio de uma brincadeira de amigos e, após uma pesquisa entre os consumidores, “Lollo” ganhou e foi homenageado. Os amigos explicaram que foi uma brincadeira, mas a Nestlé decidiu respeitar o resultado e manteve o nome.

QUEM É LOLO?
João de Simoni Soderini Ferracciú, é um publicitário, nascido em Capivari, em 05 de junho de 1937. Conferencista internacional, considerado o “Pai da Promoção no Brasil”. Entre os anos de 1957 a 1959, Lolo foi jogador de futebol profissional pelo Palmeiras, do qual tornou-se dirigente, no cargo de Diretor de Planejamento do clube, de 1971 a 1975.

Lolo tem uma vasta formação na área da Publicidade e Propaganda, sendo o pioneiro nas atividades de Marketing Profissional no Brasil, o principal executivo de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na agência de propaganda, J. Walter Thompsonem, de onde saiu em 1978 para fundar o Grupo De Simoni Associados, constituído por diversas empresas, sendo que a primeira é pioneira nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil.

João de Simoni é um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sendo Acadêmico-Fundador da cadeira nº. 04 e membro da Academia Brasileira de Marketing.

Com mais de 10 prêmios conquistados, Lolo também é autor do livro “Promoção de Vendas – 40 anos de teoria e prática”, publicado em 1999 e convertido em 2007 para o título “Marketing promocional – a evolução da promoção de vendas” pela Makron Books, e co-autor da obra Gestão de Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Explore mais...