Defesa Civil de Capivari inicia Operação Estiagem 2023; Ação vai até 30 de setembro

Compartilhe

A Defesa Civil de Capivari anunciou na última segunda-feira, 22, que a Operação Estiagem 2023 já está em andamento. A ação vai até o dia 30 de setembro e visa reforçar ações preventivas a fim de orientar a todos sobre o combate de incêndios florestais, mais frequentes durante a época do ano em que a chuva é mais escassa.

A Lei 9.605/98, do Governo Federal, proíbe qualquer tipo de queimada, seja ela realizada em espaço publico ou particular. A rondas são intensificadas durante todo esse período para identificar e coibir futuras ocorrências.

O tempo seco, aliado a baixa umidade do ar, poluição e as altas temperaturas são os grandes vilões da época, causando inúmeros problemas de saúde que são agravados pela fumaça causada pelas queimadas, como bronquite, asma, rinite, além de problemas mais graves, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Nos períodos de estiagem, índices são monitorados com maior frequência, como por exemplo, as medidas de Umidade Relativa do Ar (URA), de Índice de Raios Ultra Violetas (IRV) e de Índice de Precipitação Pluviométrica (IPP). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade relativa do ar entre 12% e 20% representam uma situação de “alerta” para o ar seco. Abaixo de 12% entramos numa situação de “emergência”.

UMIDADE RELATIVA DO AR – URA
Estado de Atenção URA entre 10 e 30%;
Estado de Alerta URA entre 12 e 20%;
Estado de Emergência URA abaixo 12%.

Confira algumas recomendações da Defesa Civil:
– Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
– Se mantenha sempre bem hidratado e redobre a atenção com crianças e idosos para que estejam sempre bem hidratados também;
– Umidifique bem os ambientes utilizando um umidificador portátil ou com toalhas molhadas e bacia com água;
– Lave as mãos com frequência e evite colocar na boca ou nariz e;
– Mantenha a casa limpa e evite o uso de vassouras que só deslocam o pó.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo 199 e pelo (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.

Explore mais...