Defesa Civil de Capivari participa de Oficina Preparatória da Operação Chuvas de 2022/2023 em Piracicaba

Compartilhe

Nos últimos dias 17 e 18 de novembro, a Defesa Civil de Capivari esteve na cidade de Piracicaba, participando da Oficina Preparatória da Operação Chuvas de 2022/2023. O curso é realizado anualmente no mês em que antecede o início do período chuvoso, tendo em vista que a Operação Chuvas de Verão se inicia no dia 1º de dezembro, seguindo até o dia 31 de março de 2023.

Os temas apresentados durante o curso foram Previsão Meteorológica para o período, Epidemias e Doenças Transmitidas durante as chuvas, Estrutura do Sistema de Proteção e Defesa Civil, Análise de Solo e Vistorias de Campos.

A previsão para o período é o início da estação chuvosa com chuvas frequentes (fracas e moderadas), além de fortes pancadas, risco de temporais com chuva de forte intensidade, principalmente durante a passagem de frentes frias.

As chuvas ficam mais isoladas em dezembro, ocorrendo principalmente a tarde e no início da noite. Volume abaixo do normal para a época, mas ainda com risco de chuvas fortes por conta do calor e da umidade elevada.

Em janeiro, as chuvas se espalham mais pela região e serão frequentes na forma de pancadas, mas com atenção a corredores de umidade. Em fevereiro, deverá ter chuvas mais isoladas e espaçadas, mas mantendo o risco de chuvas com forte intensidade por conta do calor. Já em março, teremos chuvas frequentes, principalmente na primeira quinzena.

A Defesa Civil aproveita ainda para dar dicas importantes para o período, como a manutenção e limpeza de calha, que são fundamentais para evitar obstruções. Desprezar os cuidados que mantêm o desempenho do sistema pode ser o gatilho para o surgimento de diferentes patologias, como infiltrações e problemas nos revestimentos, portanto é muito importante a realização de manutenções periódicas para que todas as suas funções continuem sendo desempenhadas de maneira adequada, principalmente no período chuvoso, onde se torna recorrente o problema com infiltrações, evitando transtornos no período.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo 199 e (19) 3492-3186.

Explore mais...