Defesa Civil de Capivari solicita a abertura total da comporta da Barragem Leopoldina

Após fortes chuvas no último final de semana, a Defesa Civil de Capivari solicitou a abertura total da comporta da Barragem Leopoldina à empresa Raízen, nesta segunda-feira, dia 4 de setembro.

De acordo com informações da Defesa Civil, a previsão do tempo para o dia indicava cerca de 10 milímetros de chuva, porém foi registrado 102 milímetros em Capivari, fazendo com que a ação fosse necessária por precaução em caso de chuvas.

A abertura das comportas da Barragem Leopoldina visa suavizar a chegada das águas e evita, na medida do possível, o transbordamento da calha do Rio Capivari e seus afluentes, como os córregos. Com a abertura preventiva, o nível do rio fica seguro e a população não sofre com a elevação do manancial.

Neste ano de 2023, em janeiro, o prefeito Vitão Riccomini e o vice-prefeito, Bruno Barnabé, pela primeira vez na história de Capivari, retiraram a tampa da comporta por completo, aumentando a vazão da água em, pelo menos, um metro. Antes da retirada, a água chegava em uma certa velocidade, batia na comporta de aço e voltava pra trás, se acomodando para passar por debaixo da placa. Com a ação, o impacto das enchentes foi reduzido e agora, com a nova estrutura, a comporta abre em menos tempo.

Em caso de alterações que indiquem enchentes ou inundações, a Defesa Civil de Capivari fará os alertas para a população diretamente nos bairros e também serão informados por intermédio dos canais oficiais da Prefeitura.

A população, em caso de necessidade, pode entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones 199 ou pelo (19) 3492-3186 ou com a Guarda Civil pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.