Em alusão ao mês das mulheres, Secretaria de Saúde oferece dicas e informações para vítimas de violência doméstica

O mês de março é celebrado o mês das mulheres, graças ao Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 08. Em alusão a essa data tão especial, a Secretaria de Saúde abordou um tema delicado que infelizmente acomete diversas vítimas do sexo feminino na sociedade, a violência doméstica. Para isso, a pasta divulgou dicas e recomendações frente a situações dessa natureza.

A violência doméstica contra a mulher acaba se tornando um problema de saúde pública e também social, pois os impactos na vítima podem aparecer como insônia, dor de cabeça e uso abusivo de álcool, mas também com ansiedade e depressão. Além disso, existe também os riscos para a saúde sexual e reprodutiva da mulher como traumas, infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada, podendo colocar em risco a vida da mulher em casos graves.

Segundo a Coordenadora da Saúde Mental de Capivari, Luzia Márcia Xavier dos Santos, a violência contra a mulher é um grande desafio dos últimos tempos. “Todo ato lesivo que resulte em qualquer tipo de dano físico, psicológico, sexual, patrimonial e moral que tenha por motivação principal o gênero, é um dos mais graves problemas a serem enfrentados”, destacou.

“Se nos últimos anos a violência contra a mulher vem gerando debates e ações, o mesmo não pode ser afirmado quanto a violência psicológica. Quando tratamos da visibilidade da violência doméstica, os danos psicológicos são uma face oculta, na maioria das vezes imperceptível” concluiu Luzia.

Em Capivari, as unidades de tratamento de assuntos relacionados a Saúde Mental são o Ambulatório da Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial – “Caps II Reviver” e Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas – “Caps Ad Renascer”, que atende vítimas de situações deste tipo. São inúmeros relatos de casos de Violência Doméstica, onde em alguns casos as consequências podem ser graves e irreversíveis na vida da mulher.

As três unidades de saúde mental de Capivari atendem de segunda a sexta, das 07h às 17h. O Caps II Reviver é situado na rua Sinharinha Frota, 290, Centro, atendendo também através do telefone 3492-1533. O Caps Ad Renascer tem sua sede na rua Valdir José de Matos, 30, Nova Capi, com número para contato sendo 3492-5626. Já o Ambulatório de Saúde Mental fica na rua João Vaz, 262, Centro, e atende através do telefone 3492-4199.