Exposição “Jardim das Artes” será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 2 de setembro

A Secretaria da Educação, realizará na próxima sexta-feira, dia 2 de setembro, às 19h30, no Siam da Prefeitura, a inauguração da Exposição “Jardim das Artes”, em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, também conhecida como “Semana de 22”.

O marco oficial do Modernismo brasileiro, foi a Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo, reunindo artistas das mais diversas áreas no Teatro Municipal da capital paulista. Ocorreram apresentações musicais, conferências e exposições de escultura, pintura e arquitetura, com o intuito de introduzir ao cenário brasileiro, as mais novas tendências da Arte.

Apesar de Tarsila do Amaral não ter participado da Semana de Arte Moderna, a artista plástica teve um grande papel no movimento modernista, fazendo parte do “Grupo dos Cinco”, com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, concretizando em sua obra, todas as aspirações de vanguarda formuladas pelo grupo.

Devido ao fato de Tarsila ter nascido no município de Capivari no dia 1º de setembro de 1886 e por ser uma das grandes artistas do movimento Modernista, também será homenageada nesta exposição que tem o intuito de mostrar ao público e aos alunos da Rede Municipal de Ensino, um pouco mais sobre esse acontecimento importante da história da Arte em nosso país.

O evento organizado pela Educação, através da Coordenadora de Área, Bruna Zuin Mazzafero, e pelo Supervisor de Ensino, Alexandre Della Piazza, contará com a exposição de releituras desenvolvidas pelos professores e alunos da Rede Municipal, com apresentações musicais.

No dia 2, o público poderá prestigiar apresentações dos alunos da EM “Professora Maria Rosa Lembo Duarte”, com o professor Ronie, apresentação da EMEIEF “Professora Ana Aparecida Rufino Dias”, com o professor Illo. Haverá também, uma apresentação dos alunos da EMEIEF “Professor José Benedito Pinto Antunes” com o professor Paulo, e apresentação dos professores Adriano e Camila, que representarão as EICAPs “José Annicchino Fu Paulo” e “Aldo Silveira”.

A exposição ficará aberta para visitação dos dias 05 a 09 de setembro, das 8h às 17h. No dia 17 de setembro, a Secretaria fará a exposição na Praça Central, das 09h às 12h.