Festa celebra a mestra Anicide de Toledo com programação gratuita na Praça Central de Capivari no dia 09 de setembro

Dona de um legado de mais de uma centena de composições, incluindo modas de Batuque de Umbigada e sambas, a importante mestra Anicide de Toledo será celebrada no próximo dia 09 de setembro, em um grande evento que será realizado na Praça Central de Capivari. Realizado pelo Ponto de Cultura Quintal da Dona Marta, de Capivari, e pela Diadorim Cultura Popular, de São Paulo, o evento conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa via ProAC Editais, e da Prefeitura de Capivari.

Anicide foi a primeira mulher a cantar na tradição capivariana do Batuque de Umbigada e, além de uma voz marcante e potente, tinha o tino aguçado para compor modas, como são chamadas as canções do batuque. A mestra nos deixou no início de julho, pouco tempo depois de terminar as gravações para um álbum musical que será lançado, ainda neste ano, em homenagem aos 90 anos que a artista completaria em setembro.

Com programação gratuita e aberta à população, a festa é tanto para se encantar com as diversas atrações convidadas, como também para dançar e cantar as modas de Anicide de Toledo. O evento pretende dar visibilidade e valorizar a obra da grande dama batuqueira, reconhecida nacionalmente como mestra de cultura popular, e contará com apresentação dos quatro batalhões tradicionais do Batuque de Umbigada – Capivari, Piracicaba, Tietê e Rio Claro, além de outros grupos de tradições afro-brasileira, como a Casa de Cultura Tainã (Campinas), o Samba de Lenço Mestre Tonho (Piracicaba) e o Grupo Batakerê (São Paulo). Integram a celebração ainda, o grupo capivariano, Cia Ui de Teatro, por meio de uma performance em homenagem à Dona Anicide, o Grupo Carnavalesco Turma da Barca, também de Capivari, e uma grande roda de samba de encerramento com o grupo Virou Mania, convidando Suellen Ferraz e Gerinha.

Programação:
15h – Samba de Lenço de Piracicaba
16h – Bateria Show Turma da Barca de Capivari
17h00 – Grupo Batakerê de São Paulo
18h00 – Performance com Cia Ui de Teatro – Homenagem à Anicide de Toledo
18h30 – Casa de Cultura Tainã de Campinas
19h30 – Batuque de Umbigada (Capivari, Piracicaba, Tietê e Rio Claro)
21h – Roda de Samba com Virou Mania convida Suellen Ferraz e Gerinha (Capivari)

Para mais informações, a Secretaria de Cultura e Turismo atende pelo telefone (19) 3491-1322, ou presencialmente em sua sede, que está situada na rua Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, no bairro Santo Antônio.