Festa que celebrou os 90 anos de dona Anicide de Toledo, rainha do batuque, reuniu cerca de mil pessoas na Praça Central no último sábado, dia 9

Foi uma festa com muita dança, música e celebração das tradições afro-brasileiras, como gostava a homenageada. Assim pode ser resumido o grande evento que celebrou os 90 anos de nascimento de dona Anicide de Toledo, no último sábado, dia 9, na Praça Central de Capivari. Segundo os organizadores, cerca de mil pessoas passaram pelo local durante período da tarde e noite.

A festa foi uma forma de exaltar a grande dama do batuque de umbigada, que faleceu no último mês de julho e era uma referência em todo o Brasil, na manutenção dessa tradição que nasceu no país junto aos povos escravizados e permanecia viva, graças ao trabalho da matriarca. O evento contou com apresentação dos quatro batalhões tradicionais do Batuque de Umbigada – Capivari, Piracicaba, Tietê e Rio Claro, além de outros grupos de tradições afro-brasileira, como a Casa de Cultura Tainã (Campinas), o Samba de Lenço Mestre Tonho (Piracicaba) e o Grupo Batakerê (São Paulo). Integraram ainda a celebração, o grupo capivariano Cia Ui de Teatro, por meio de uma performance em homenagem à dona Anicide, o Grupo Carnavalesco Turma da Barca, também de Capivari, e uma grande roda de samba de encerramento com o grupo Virou Mania, convidando Suellen Ferraz e Gerinha.

No início da noite, ainda aconteceu o plantio de um pé de Baobá, em plena Praça. A árvore de grande simbolismo para os povos africanos, marcou esse primeiro evento, que deverá ter continuidade anual, segundo sua organização. “A ideia é colocar essa festa no calendário cultural de Capivari. A dona Anicide merece essa homenagem e ficamos muito agradecidos por toda ajuda que recebemos do poder público”, frisou Marta Joana da Silva, atual coordenadora do Batuque Umbigada de Capivari e uma das organizadoras da festa deste final de semana.

O secretário de Cultura e Turismo de Capivari também esteve presente ao evento, e destacou ao público a importância de dona Anicide. “Ela foi uma lutadora que valorizou seu povo e suas tradições e com isso ajudou a divulgar o nome de Capivari. Essa homenagem é mais que merecida e só lamentamos ela não estar aqui para receber essa festa em vida”, disse.

O evento foi realização do Ponto de Cultura Quintal da Dona Marta – Quilombo do Batuque, de Capivari, e da Diadorim Cultura Popular, de São Paulo, e contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas via ProAC Editais, bem como da Prefeitura de Capivari.