Grupo Guaiá do Batuque de Umbigada se apresenta na Praça Central neste domingo, dia 02

Compartilhe

O Programa “Domingos Musicais” terá sua primeira apresentação deste mês de abril, no próximo domingo, dia 02, às 20h. A apresentação será do Grupo “Guaiá do Batuque de Umbigada”, no Coreto da Praça Central.

O Batuque de Umbigada é de origem bantu e em kimbundo se chama Caiumba: “festa ou encontro celebrativo ancestral”. Trata-se de uma manifestação cultural de raiz africana que chegou ao Brasil com os negros trazidos em condições de escravidão. É uma escola viva que, com muita resistência, se tornou tradição levada adiante de geração em geração.

No início dos anos 2000, a Mestra Anicide de Toledo convidou Dona Marta Joana para que coordenasse o Batuque de Umbigada em Capivari. Com o passar dos anos, 20 batuqueiros compunham a nova formação do Grupo, que foi batizado de “Guaiá”.

Hoje se mantém firme principalmente nas cidades de Capivari, Tietê e Piracicaba, com força de atuação e representatividade no Brasil todo. É comum o Grupo se apresentar em unidades do Sesc, Instituições Culturais e Universidades.

Para mais informações sobre a agenda cultural da cidade, a Secretaria de Cultura e Turismo atende através do telefone (19) 3491-1322, ou presencialmente em sua sede, que está situada na rua Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, no bairro Santo Antônio.

Explore mais...