Grupo Guaiá do Batuque de Umbigada se apresenta na Praça Central neste domingo, dia 02

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O Programa “Domingos Musicais” terá sua primeira apresentação deste mês de abril, no próximo domingo, dia 02, às 20h. A apresentação será do Grupo “Guaiá do Batuque de Umbigada”, no Coreto da Praça Central.

O Batuque de Umbigada é de origem bantu e em kimbundo se chama Caiumba: “festa ou encontro celebrativo ancestral”. Trata-se de uma manifestação cultural de raiz africana que chegou ao Brasil com os negros trazidos em condições de escravidão. É uma escola viva que, com muita resistência, se tornou tradição levada adiante de geração em geração.

No início dos anos 2000, a Mestra Anicide de Toledo convidou Dona Marta Joana para que coordenasse o Batuque de Umbigada em Capivari. Com o passar dos anos, 20 batuqueiros compunham a nova formação do Grupo, que foi batizado de “Guaiá”.

Hoje se mantém firme principalmente nas cidades de Capivari, Tietê e Piracicaba, com força de atuação e representatividade no Brasil todo. É comum o Grupo se apresentar em unidades do Sesc, Instituições Culturais e Universidades.

Para mais informações sobre a agenda cultural da cidade, a Secretaria de Cultura e Turismo atende através do telefone (19) 3491-1322, ou presencialmente em sua sede, que está situada na rua Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, no bairro Santo Antônio.

Explore mais...