Movimento na Biblioteca Municipal “João Batista Prata” e Acervo do Museu Municipal “Dr. Cesário Motta Jr.” cresce quase 90% em 2022

Faltando pouco menos de três meses para terminar o ano, o número de pessoas que circularam na Biblioteca e no Acervo do Museu Municipal de Capivari, quase que dobrou em relação ao ano passado. Em 2021, foram 1.083, e em 2022, 1.935 usuários.

Na Biblioteca Municipal “João Batista Prata”, os usuários retiram livros, pintam desenhos e visitam exposições e ainda podem brincar com jogos de tabuleiros (jogo da velha, dominó, dama e ludo). A Sala de Estudo é muito procurada e há três computadores com impressora para uso da população. Cada usuário pode imprimir diariamente, currículo, trabalhos e documentos em geral, desde que não ultrapasse dez folhas de sulfite.

O acervo da Biblioteca conta com obras da literatura brasileira e estrangeira e livros de diversos gêneros e categorias. Livros de romance são os mais retirados para leitura.

No Museu Municipal “Dr. Cesário Motta Jr.”, o acervo conta com obras de arte, fotografias, mobiliário, objetos domésticos e arqueológicos. Há ainda, componentes utilizados na Revolução de 1932 e outras peças utilizadas durante a escravidão.

A Prefeitura de Capivari, através de uma parceria entre Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria da Educação, promove visitas aos alunos das Escolas Municipais na Biblioteca e no Acervo do Museu, em que se comemoram datas cívicas e regidas por lei, cursos com voluntários, palestras, entre outras atividades. Nos eventos, brindes são sorteados.

Qualquer cidadão pode frequentar a Biblioteca e o Acervo do Museu Municipal, mas para a retirada de livros na Biblioteca, é necessário possuir a carteirinha. Para isso, é solicitado duas fotos 3×4, comprovante de endereço e documento com foto.

O endereço da Biblioteca e do Acervo do Museu para visitação, fica na rua Madre Valéria, 287, próximo a Escola Municipal Professor José Benedito Pinto Antunes. Abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Biblioteca não fecha para almoço, já o Museu fica fechado das 12h30 às 13h30. A Biblioteca atende pelo telefone (19) 3492-2559 e o Acervo do Museu pelo telefone (19) 3492-2722.