Mutirão Oftalmológico de Catarata encerra mês de maio com 171 cirurgias feitas; segunda melhor marca mensal desde a criação do Programa

O Mutirão Oftalmológico de Catarata finalizou o sétimo mês de atendimentos na cidade de Capivari, desde que foi criado em junho de 2022. Após uma pausa de cinco meses, o Programa retomou os procedimentos na Santa Casa de Misericórdia na primeira semana de maio, atingindo o número de 171 cirurgias efetuadas nesse período, segunda melhor marca mensal do programa desde sua criação.

Os procedimentos foram realizados duas vezes por semana na Santa Casa de Misericórdia, atendendo não só a população de Capivari, mas também das cidades vizinhas participantes do Mutirão, sendo elas Mombuca, Rafard e Elias Fausto. O Mutirão consiste no atendimento dos casos de Catarata dessas quatro cidades, da população de 50 anos de idade ou mais. O tratamento consiste na remoção do “Cristalino Opaco”, uma espécie de membrana situada em frente ao olho. Em seguida, ela é substituída por lentes artificiais através de um pequeno procedimento cirúrgico.

Desde a implantação do Programa, que foi um marco histórico para a saúde oftalmológica da microrregião de Capivari, o mês que registrou o maior número de cirurgias feitas foi agosto de 2022, que de acordo com a empresa responsável pelos procedimentos, 445 cirurgias foram desempenhadas. Depois que os pacientes fazem esta parte do tratamento, consultas periódicas são organizadas todas as quintas-feiras na Câmara Municipal dos Vereadores em Capivari, para que o acompanhamento durante o processo de recuperação seja feito.

Para saber mais sobre os atendimentos do Mutirão ou procurar atendimento oftalmológico em geral, procura a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou entre em contato através do telefone (19) 3492-8200, que atende de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.