Na semana do Dia Internacional da Mulher, Secretaria de Saúde divulga recomendações sobre o cuidado integral da saúde feminina

Compartilhe

Nesta quarta-feira, dia 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data de muita representatividade e celebrada ao redor do mundo. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde divulgou uma nota com recomendações sobre a saúde integral feminina, aproveitando a ocasião para incentivar as mulheres a tomarem os devidos cuidados a longo prazo para melhorar a qualidade de vida.

Cuidados com a alimentação, prática de atividades físicas e a realização de exames preventivos como mamografia e Papanicolau, são atitudes fundamentais para prevenir e evitar doenças como o Câncer de mama e de colo do útero, a Endometriose, infecção urinária, Osteoporose, Fibromialgia, Depressão, Ansiedade, Obesidade, entre outras.

Outra atenção especial oferecida à mulher é relacionada à gravidez, período em que boas práticas tanto no parto, quanto no nascimento e no período de amamentação, contribuem não só para a saúde do recém-nascido mas também da própria mulher. Os cuidados também são importantes na área da saúde mental, que é um tópico delicado, pois muitas vezes a paciente enfrenta problemas como, dificuldades econômicas, abuso ou até mesmo algum tipo de violência, que podem levar ao Estresse, Ansiedade, Depressão e isolamento social.

Além disso, o período da menopausa também pode trazer consequências para a saúde mental, como alterações de humor, Ansiedade e sensação de baixa autoestima. Portanto, neste Dia Internacional da Mulher, a dica principal é o cuidado integral da saúde, investindo em prevenção, alimentação saudável e exercícios físicos, método que o público feminino pode utilizar como um grande estímulo. Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, o telefone (19) 3492-8200 está disponível para mais informações.

Explore mais...