Oficiais da Guarda Civil participam de curso de retenção e contrarretenção de armas de fogo

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Os agentes da Guarda Civil de Capivari participaram de mais uma capacitação na manhã da última quinta-feira, dia 02, visando o atendimento de ocorrências de vulto. O curso aconteceu na própria sede da corporação, e posteriormente no estande de tiro, abordando o tema de retenção e contrarretenção de armas de fogo, técnica usada em ocorrências onde um agressor ativo pode colocar em risco a vida das vítimas e dos agentes em serviço.

A capacitação teve atividades práticas individuais e em grupo, onde uma pessoa simula ser um agressor ativo que tenta atacar os oficiais. Como parte do exercício, os Guardas tentam dominar o suspeito com o principal objetivo de proteger sua arma de fogo, evitando qualquer fatalidade durante o atendimento de ocorrência. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Mauro Júnior, a técnica é essencial para que os oficiais possam sobreviver à ataques de agressores durante esse tipo de situação.

“Ocorrências dessa natureza tem sido muito comuns em diversas cidades do país e são situações que exigem alto preparo por parte dos policiais. Muitas vezes o agressor se encontra totalmente alterado e agressivo, investindo contra os oficiais. Portanto, é importante treiná-los até a exaustão, simulando a gravidade desse tipo de ocorrência. A partir do momento que o agressor decide pegar a arma do policial, ele poderá arcar com as consequências, sendo inclusive passível de ser alvejado, pois ninguém é pago para morrer. O curso é inédito na Corporação e poucas Guardas do Brasil tiveram esse treinamento.” destacou Mauro.

A Guarda Civil de Capivari atende a todos os tipos de ocorrência através do telefone 153, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Explore mais...