Oficiais da Guarda Civil participam de curso de retenção e contrarretenção de armas de fogo

Compartilhe

Os agentes da Guarda Civil de Capivari participaram de mais uma capacitação na manhã da última quinta-feira, dia 02, visando o atendimento de ocorrências de vulto. O curso aconteceu na própria sede da corporação, e posteriormente no estande de tiro, abordando o tema de retenção e contrarretenção de armas de fogo, técnica usada em ocorrências onde um agressor ativo pode colocar em risco a vida das vítimas e dos agentes em serviço.

A capacitação teve atividades práticas individuais e em grupo, onde uma pessoa simula ser um agressor ativo que tenta atacar os oficiais. Como parte do exercício, os Guardas tentam dominar o suspeito com o principal objetivo de proteger sua arma de fogo, evitando qualquer fatalidade durante o atendimento de ocorrência. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Mauro Júnior, a técnica é essencial para que os oficiais possam sobreviver à ataques de agressores durante esse tipo de situação.

“Ocorrências dessa natureza tem sido muito comuns em diversas cidades do país e são situações que exigem alto preparo por parte dos policiais. Muitas vezes o agressor se encontra totalmente alterado e agressivo, investindo contra os oficiais. Portanto, é importante treiná-los até a exaustão, simulando a gravidade desse tipo de ocorrência. A partir do momento que o agressor decide pegar a arma do policial, ele poderá arcar com as consequências, sendo inclusive passível de ser alvejado, pois ninguém é pago para morrer. O curso é inédito na Corporação e poucas Guardas do Brasil tiveram esse treinamento.” destacou Mauro.

A Guarda Civil de Capivari atende a todos os tipos de ocorrência através do telefone 153, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Explore mais...