Parte da campanha “Xô Dengue”, Prefeitura de Capivari efetuou “fumacê” em mais de 60 bairros e condomínios

Seguindo os trabalhos intensivos de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, a força tarefa da Prefeitura de Capivari, envolvendo servidores de diversas repartições públicas, continuou de forma incansável nos últimos 14 dias. De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 60 bairros e condomínios, assim como seus arredores, receberam nebulização nesse período, procedimento também conhecido como “fumacê”.

Seguindo um cronograma pré estabelecido pela Vigilância Sanitária, o fumacê aconteceu todos os dias entre 22 de março e 03 de abril, atendendo de cinco a nove bairros por dia, sempre durante a madrugada ou em casos excepcionais, no fim da tarde. A nebulização consiste na aplicação de inseticida através de vapor, que é suficiente para matar mosquitos adultos, tais como o transmissor da Dengue, tendo em vista a alta de casos em todo o país nos últimos meses.

“O fumacê, em adição às visitas pertencentes a campanha Xô Dengue, ajudou muito no combate a doença. Embora seja esperado que a proporção de casos da doença em Capivari comecem a cair a partir das próximas semanas, é importante lembrar a importância de cada morador seguir fazendo sua parte, cuidando de seu terreno e cobrindo recipientes que possam acumular água”, destacou o prefeito Vitão Riccomini.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica divulgados no último dia 01º de abril, Capivari acumula um total de 964 positivos de Dengue no ano de 2024, com um óbito registrado em função da doença. As ações em combate e conscientização ao mosquito Aedes Aegypti seguem acontecendo em locais como borracharias, cemitérios e condomínios residenciais, em adição aos bairros que já receberam esses serviços nos últimos dias.

Para mais informações, a Secretaria de Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.