Prefeitura anuncia Programa de Prevenção e Diagnóstico Oncológico – DION nesta quinta-feira, dia 04

Compartilhe

O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, e o vice-prefeito, Bruno Barnabé, anunciaram a criação de um Programa de Diagnóstico e Prevenção Oncológica – DION, na tarde desta quinta-feira, dia 04, no Gabinete do Poder Executivo. O programa vai funcionar através de um convênio entre a Secretaria de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com o Vitão, a proposta vai atuar em duas frentes: a capacitação dos profissionais da rede pública municipal, para a prevenção de câncer e o diagnóstico precoce da doença. “Com esse novo serviço na cidade, vamos conseguir adiantar o diagnóstico e encaminhar o paciente para tratamento com meses de antecedência, aumentando as chances de cura e, em muitos casos, proporcionando um tratamento menos agressivo”, afirma.

O médico oncologista, Fabrício Colli Badino, foi contratado para atuar à frente do Programa. Membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia, possui o título de especialista em Cirurgia Oncológica pela Associação Médica Brasileira, além de especialização em Cuidados Paliativos. Dr. Fabrício também atua como professor universitário na cidade de Indaiatuba.

Com essa novidade, a Secretaria de Saúde vai otimizar o fluxo interno de pacientes oncológicos no município. Além de implantar uma Central de Regulação Interna de possíveis casos oncológicos, que vai agilizar o encaminhamento dos pacientes para o Centro Referenciado de Tratamento no Governo do Estado. Tudo isso proporciona um tratamento mais humanizado e acolhedor aos pacientes. Os serviços do Programa DION são exclusivos para pacientes de Capivari.

O médico oncologista explica que o câncer tem quatro estágios, sendo o Estágio 1 o inicial, enquanto o Estágio 4 é o mais grave. “Quanto maior a demora para descobrir e tratar a doença, menor a chance de cura e sucesso do tratamento. O câncer descoberto no estágio clínico 1, tem 96% de chances de cura”, explica. Dr. Fabrício é o primeiro médico Oncologista a atuar na rede SUS do município e um dos poucos profissionais da região.

Vitão comemorou mais essa conquista para a cidade. “Estamos com um olhar diferenciado para a Saúde. Abrimos a UTI, entregamos um tomógrafo de última geração para a Santa Casa, além de um grande investimento previsto para o hospital até o final do ano, que vai de obras de infraestrutura até aquisição de equipamentos. Nós queremos cuidar das pessoas da melhor forma possível”, afirmou.

Explore mais...